Quinta-feira, 18 de novembro de 2010 - 16h09
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) interditou na manhã de quarta-feira (17) por um prazo indeterminado, as atividades de extração de minério da Cooperativa de Garimpeiros – Mineralcoop. A medida administrativa ocorreu porque a Cooperativa não executou o plano de recuperação de áreas degradadas (Prad) para recompor as áreas do 'Garimpo do Funil', em Itapuã do Oeste.
O secretário da Sedam Paulo Roberto Ventura Brandão acompanhado de agentes ambientais, fizeram uma vistoria na área do garimpo, localizada na BR 364 Km 574 na Zona Rural do município de Itapuã do Oeste e comprovaram que não houve recuperação ambiental. Na ocasião, Paulo Brandão determinou a imediata paralisação das atividades até que a Cooperativa apresente um cronograma físico das áreas em questão e a imediata recuperação do local.
A ação, foi recomendada pelo Ministério Público Federal, que solicitou à Sedam que não emita nenhum tipo de autorização ou licenciamento ambiental para a cooperativa, até que a mesma efetue o cumprimento integral de todas as pendências junto ao órgão ambiental.
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) é um estudo exigido pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente. Podem ser solicitados, também, após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental.
Fonte: Decom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro