Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam intensifica fiscalização em Unidades de Conservação em Rondônia com objetivo de evitar degradação da floresta nativa


Sedam e Polícia Ambiental flagram equipamentos ilegais no Parque Serra dos Reis, em Costa Marques  - Gente de Opinião
Sedam e Polícia Ambiental flagram equipamentos ilegais no Parque Serra dos Reis, em Costa Marques

Com a proposta de intensificar o combate ao corte de árvores nativas e extração ilegal de madeiras dentro das Unidades de Conservação (UC) do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou na última semana uma ação de fiscalização no Parque Estadual Serra dos Reis, localizado no Município de Costa Marques.

Em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a equipe de fiscalização ambiental, composta por técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) da Sedam e gestores do Parque Estadual Serra dos Reis, deflagrou uma operação, resultando na apreensão e retirada de equipamentos e uma máquina, usados para o corte de árvores nativas, arraste e carregamento ilegal de madeiras em toras dentro do Parque.

Caminhão carregado de toras de árvores nativas apreendido na ação

As equipes de fiscalização conseguiram retirar um trator que estava sendo utilizado para arrastar arvores derrubadas e carregar madeiras já traçadas em toras, causando assim, um grande impacto de destruição da floresta nativa dentro do Parque. A proposta da Sedam é fortalecer a proteção local e apoiar as ações rotineiras, tendo como parâmetro as áreas protegidas.

O coordenador da CUC, Fábio França, acredita que a parceria entre a Sedam e a Polícia Ambiental vem trazendo grandes resultados nas ações de monitoramento e fiscalização nas unidades de conservação de Rondônia. Para o secretário da Sedam, Marcílio Leite Lopes, é necessário que a fiscalização ambiental seja intensificada nas UCs, para que diminua as ações de destruição e impactos ambientais causados por invasões e extração ilegal de madeiras.

O Parque Estadual Serra dos Reis é uma UC de proteção integral, na qual fica proibida qualquer atividade de extrativismo e extração de madeiras, sob a administração da Sedam. A unidade foi criada pelo Decreto nº 7.027, de 8 de agosto de 1995, abrangendo uma área de 36.442 hectares. Está localizada ao sudoeste de Rondônia, entre os municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé, na região do Vale do Guaporé, distante, cerca de 700 quilômetros de Porto Velho.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)