Sexta-feira, 25 de maio de 2012 - 12h15
Está confirmado para o período de 1º a 08 de junho os ”8 Dias de Ativismo Verde”, evento que será realizado pela prefeitura de Porto Velho em comemoração à Semana do Meio Ambiente que acontece no mesmo período. O evento será desenvolvido pela secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) em parceria com 36 entidades governamentais e não-governamentais que executarão uma programação com 97 atividades.
O secretário da Sema, José Gadelha, adiantou que das atividades a serem realizadas estão focadas à conscientização da população da capital para a necessidade da preservação do meio ambiente. "Precisamos levar essa conscientização a um número cada vez maior da população. Por isso essas ações estão direcionadas a públicos diferentes e serão realizadas em vários locais”, disse.
Para realizar o evento, a Sema unificou seu calendário com o das instituições envolvidas, para dá mais visibilidade as ações voltadas às questões ambientais realizadas no município e com isso envolver a comunidade, para que a população possa discutir e se atualizar sobre os novos desafios, tecnologias e soluções que se apresentam para todos os setores da sociedade na busca para um futuro sustentável.
Focado nessa proposta, José Gadelha adiantou que a Sema busca sempre renovar a programação do evento, com a abordagem de novos assuntos que possibilite agregar conhecimento a fim de fomentar a discussão por meio de palestras, cursos de curta duração, oficinas e atividades culturais.
Entre a programação que será desenvolvida nos 08 dias consta blitz ambiental, palestras, entre elas, a que aborda o tema “Hidrelétricas na Amazônia: Impactos e a Tomada de Decisão Sobre a Política Energética do Brasil”, “Tecnologia Verde”, “A Reciclagem de Resíduos Tecnológicos”, “Queimadas Urbanas — Apague Essa Idéia”, e Resíduos na Cidade e a Importância da Coleta Seletiva”. “Haverá ainda uma mesa redonda que discutirá as alterações do meio ambiente e, também, o novo código florestal. Uma feira agroecológica com produtos da agricultura familiar, livre de produtos agroquímicos produzidos nos princípios da sustentabilidade e da economia solidária, além de uma oficina de fabricação de sabão ecológico com a reutilização de óleo de cozinha. Ou seja, é uma vasta programação que está sendo desenvolvida nesses oito dias”, reforçou o secretário.
Fonte: Joel Elias
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro