Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 07h06
A Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), lançou edital para selecionar propostas de apoio financeiro total ou parcial a projetos de Organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desenvolvam atividades no município, que contribuam significativamente para a conservação, educação e controle ambientais. Segundo José Carlos Monteiro Gadelha, secretário municipal de Meio Ambiente, este é o primeiro edital neste sentido e espera ter o máximo de inscritos para maiores opções na hora da seleção.
Dentre os requisitos, as organizações, precisam atuar dentro do município e ter pelo menos um ano de constituição. “Todas elas sendo não governamentais, como associações de igrejas e bairros podem participar, desde que atendam a estes critérios e apresentem a documentação de constituição, comprovando a existência. Queremos com isso ampliar as ações nas áreas da educação ambiental”, disse Gadelha.
José Carlos afirma ainda que será disponibilizado o montante de 500 mil reais, destinados ao apoio dos projetos ambientais contemplados. “O valor por projeto é de no máximo vinte e cinco mil reais. O que beneficiará cerca de vinte projetos, destes, doze são para os distritos e oito para a cidade. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. E cada entidade pode apresentar ate dois projetos, mas apenas um será contemplado”, acrescenta.
A proposta é promover o financiamento de um projeto por Distrito do Município de Porto Velho. O edital afirma que caso haja a apresentação de mais de um projeto, estes concorrerão entre si separadamente. Caso algum Distrito não tenha propostas aprovadas, o valor teto de projeto será destinado à apreciação de propostas ao Distrito sede.
Divulgação
Uma equipe formada por técnicos e o secretário adjunto, Flávio Moraes, estarão por seis dias mobilizando administradores e população para divulgação do edital nos 12 distritos, da BR 364 e Baixo Madeira, para que assim haja projetos destas localidades.
Comissão
Uma comissão de ‘Avaliação e Seleção’ será formada por 03 servidores da Sema indicados pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e nomeados por meio de uma portaria específica para este assunto que emitirá parecer técnico prévio de habilitação dos projetos, e procederá a análise de mérito. Os projetos não habilitados serão acompanhados de um ‘Parecer Técnico’ com os motivos que justificam sua desclassificação. Depois será feita uma análise de mérito onde haverá a seleção. Esta etapa consistirá na análise aprofundada quanto ao mérito e relevância das propostas, dentro dos critérios estabelecidos, será registrado em uma planilha, contendo as notas atribuídas para cada critério de avaliação, com as respectivas pontuações finais que serão a somatória dos cinco critérios avaliadores.
Propostas
A data limite para recebimento das propostas será dia 10 de janeiro de 2012. A divulgação dos resultados será feita no Diário Oficial do Município e na página da Prefeitura Municipal de Porto Velho até dia 23 do referido mês.
As propostas devem ser entregues em envelope lacrado, no Gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente situado à Rua Duque de Caxias, 1960 – São Cristóvão, no período de 8h às 18h. Maiores informações no site http://www.portovelho.ro.gov.br
Fonte: Rebeca Barca
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro