Quarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Semagric monitora atividades no abatedouro de jacarés do Lago Cuniã


Semagric monitora atividades no abatedouro de jacarés do Lago Cuniã - Gente de OpiniãoA secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semagric) vem desenvolvendo, desde o ano de 2007, as atividades relacionadas a implementação do abatedouro de jacaré no Lago do Cuniã. O projeto de manejo do jacaré da Reserva Extrativista, fica no distrito de São Carlos, em Porto Velho, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), com a parceria da prefeitura de Porto Velho, através dos técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), de acordo com as normas sanitárias exigidas por lei.

O secretário da pasta, José Wildes, explica que o manejo e o controle populacional de jacarés do Lago da Reserva do Cuniã vêm sendo feito desde o ano de 2004 pelo Ibama. Com base nesses estudos é que se define o tamanho, sexo e o número de animais que devem ser abatidos por ano. Esse trabalho vem sendo acompanhado pela Semagric e conta com a parceria do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e do Instituto Chico Mendes (ICMBIO).

“Em 2007, o Ibama solicitou à secretaria o acompanhamento do SIM para participar da elaboração desse projeto. O abatedouro iniciou a atividade experimental com 30 animais. Após esse período de adaptação das pessoas da comunidade no serviço de captura, atividades da indústria (manejo pré-abate, abate propriamente dito, cortes da carne, embalagem a vácuo e armazenagem) transporte e implementação da linha de abate, serão abatidos 300 animais (de acordo com a cota definida pelo manejo) até a primeira quinzena de novembro”, relatou.

Ele explica ainda que a equipe do Serviço de Inspeção Municipal de Porto Velho, que é composta por Médicos Veterinários e auxiliares, dará assessoria completa ao empreendimento para que se adequem às normas higiênico-sanitárias exigidas pela legislação (Lei 1449, de 28 de Dezembro de 2001), estimulando o desenvolvimento econômico do empreendimento.

O projeto

Com este projeto será possível o beneficiamento da carne e do couro do Jacaré e a comercialização dos produtos na Reserva e em todo o Município. Wildes reforça que o projeto de manejo do Jacaré é conseqüência de uma preocupação por parte das autoridades e moradores da região, após vários acidentes envolvendo esses animais que vitimaram principalmente crianças.

Foram abatidos 30 jacarés no processo experimental que se deu no período de 1 a 4 de outubro no Frigorífico do Lago do Cuniã. O transporte da carne abatida e embalada sai da Reserva por terra até o Distrito de São Carlos e de São Carlos até o Porto do Cai N’água vai de barco, armazenado em isopor com gelo. Por dia é abatido até 15 jacarés. Essa primeira remessa da carne do jacaré está sendo distribuída como divulgação em restaurantes e há uma articulação com a Semed para inserir na merenda escolar, além do fornecimento para a Santo Antonio Energia.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Semagric

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Quarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)