Sexta-feira, 13 de março de 2015 - 09h37
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) inicia nesta segunda feira (16) a Semana da Água em Porto Velho e demais municípios de Rondônia.
Segundo as integrantes da comissão organizadora do evento, Alessandra Rodrigues e Patrícia Rolim, o foco principal é conscientizar a população sobre a utilização e o consumo da água tratada. “A programação seguirá com premiação, palestras, visita à Estação de Tratamento da Água, pit stops e caminhada”, afirmou Alessandra.
Para a superintendente regional da Caerd, Lilian Lima Lucena, a semana da água realizada em Porto Velho será de grande relevância para a companhia. “O índice de desperdício de água, segundo os relatórios, é alto em todo o Estado e com esse evento vamos ter a oportunidade de conscientizar mais a população”, disse.
Conforme Lilian Lucena, cerca de 50% dos bairros são atendidos pela Caerd com água tratada. “A Caerd tem um projeto para atender 100% da capital, isso será possível com recursos federais juntamente com o governo de Rondônia”, comentou.
O abastecimento da capital, Porto Velho, é feito com captação da água feita no rio Madeira e no igarapé Bate Estaca. “A água é captada e passa por duas Estações de Tratamento uma fica localizada no bairro Triângulo e a outra na Estrada do Santo Antônio”, explicou a superintendente regional. Ela afirmou que atualmente o abastecimento de água nos bairros está normalizado.
DESPERDÍCIO
Lilian relata que a Caerd será feito um convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesdec), em que haverá uma fiscalização para detectar irregularidades nas residências (gatos). “A fiscalização será registrada por fotografias e o usuário que estiver auto religado automaticamente vai responder processo. Segundo um levantamento preliminar, em torno de 15% dos usuários atendidos pela Caerd estão em situação irregular, gerando em torno de 15% a 20% de prejuízo financeiro para a Caerd”, ressaltou.
Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Esio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes