Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Semas realiza capacitação com técnicos do Cras


 
A secretaria municipal de Assistência Social (Semas) realizou na manhã desta quinta feira (18/11), no auditório da Federação dos Deficientes de Rondônia (Feder), capacitação com os técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Segundo Lilian Nascimento, coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, da prefeitura de Porto Velho, o curso teve o objetivo de fortalecer o compromisso dos técnicos no atendimento às pessoas com deficiências. “Com isso vamos promover ainda mais acessibilidade e a devida inclusão em programas e benefícios necessários a uma vida mais digna”, disse Lílian.

Zeneide Castro de Araújo, representante do INSS de Rondônia, ministrou palestra a convite da Semas, sobre o Beneficio de Prestação Continuada, que tem revisão realizada com o apoio do Cras.

“O Benefício de Prestação Continuada é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja operacionalização de reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida com dignidade”, relatou Zeneide.

A representante do INSS explicou ainda que para requerer este beneficio o solicitante deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo, deverá também ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo Serviço Social e pela Pericia Médica do INSS.

“Daí a necessidade do trabalho conjunto com a prefeitura, pois sabemos da grande movimentação e procura pelos serviços nos Cras. Os assistentes sociais dos Centros é que realizam a entrevista necessária para a revisão do beneficio e por isso este treinamento é essencial para que o atendimento seja eficaz”, explicou.

Após a palestra os técnicos participaram de uma ampla discussão sobre o trabalho realizado nos Cras, que já somam (05) cinco em toda a cidade.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)