Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Seminário para arborização urbana em Porto Velho


A prefeitura de Porto Velho está preparando relatório sobre o 1° Seminário Municipal de Arborização Urbana, realizado de 15 a 17 de maio, no Teatro Banzeiros. A responsabilidade pelo trabalho é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que coordenou e organizou o evento. Profissionais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Amazonas participaram do seminário, que também serviu de base para a elaboração do Plano Diretor Municipal de Arborização Urbana.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Benício, disse que o seminário foi um grande sucesso e que vários pontos positivos serão utilizados para melhorar a arborização da Capital. “O principal ganho de tudo isso, a partir do Plano Diretor de Arborização Urbana, será a melhoria na qualidade de vida da população e o planejamento a médio e longo prazo do trabalho a ser realizado”, frisou Edjales.

De acordo com o secretário, o seminário possibilitou a criação de um banco de dados com resoluções importantes a serem discutidas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema); apontou a necessidade de qualificar servidores da prefeitura, integrantes do Corpo de Bombeiros Militares e da Eletrobrás para melhor executarem serviços de podas e erradicações de árvores, além de estabelecer as diretrizes para o Plano Diretor Municipal de Arborização Urbana.

O Seminário também indicou a necessidade de aprovação de novas leis, cujos projetos deverão ser encaminhados em breve à Câmara Municipal. Uma das propostas terá o objetivo de normatizar as compensações pela erradicação de árvores, mudanças na lei de uso e ocupação do solo para garantir mais áreas verdes ao Município, tipos de árvores a serem plantadas e onde deverão ser plantadas. “Preferencialmente essas árvores devem ser nativas da nossa região”, afirmou o secretário.

Inventário

Ainda conforme informações de Edjales Benício, um dos pontos mais importantes é que a prefeitura, a partir de agora, poderá contratar uma empresa para fazer o inventário sobre as árvores existentes e onde estão plantadas. O inventário também vai apontar prognósticos a serem utilizados no plano diretor. Caso não ocorra qualquer impedimento, a Sema deverá lançar o edital para contratação da empresa já no próximo mês.

Edjales agradeceu os participantes que vieram de outros estados, que na avaliação dele, muito contribuíram para com a riqueza dos debates e dos assuntos abordados, agradeceu o apoio do prefeito Mauro Nazif, dos servidores da Sema e do público que prestigiou o evento.

Fonte:  Augusto José

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)