Quarta-feira, 14 de janeiro de 2009 - 21h44
Prefeitura vai trabalhar em mais 900 km este ano. No primeiro mandato foram mais de 3 mil km
Dezenas de lideranças rurais prestigiaram nesta quarta-feira (14) a posse da ex-secretária municipal adjunta da Agricultura, Regina Maria Gonzaga, na Coordenadoria Municipal de Estradas Vicinais, instituída pelo prefeito Roberto Sobrinho dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Obras. Com isso, os serviços de abertura e conservação de estradas foram transferidos da Semagric para a Semob.
A apresentação da nova estrutura foi apresentada aos produtores rurais pelo secretário municipal de Obras, Marcelo Fernandes, e contou com a presença de vários secretários municipais e do prefeito em exercício, Emerson Castro.
A mudança foi aprovada pelos líderes rurais das diversas linhas e ramais de Porto Velho. Diversos deles fizeram questão de se manifestar em apoio à medida adotada, que, para eles, representa uma maior dinâmica das ações, ao atribuir à pasta da Agricultura as ações específicas do setor, deixando a parte de serviços em estradas com a pasta de obras.
O prefeito em exercício lembrou a falsa versão que até há pouco tempo, antes do início da administração de Roberto Sobrinho, corria no Estado, de que as terras da Capital não eram produtivas, que não serviam para a agricultura. Era uma versão fabricada para deixar os moradores do meio rural cada vez mais abandonados. Não se produzia porque a Prefeitura não oferecia as condições mínimas necessárias de apoio, como estradas para o deslocamento e escoamento da produção. Por meio de ações efetivas, como destoca, entrega de calcário para correção do solo e o apoio à produção, mudamos essa realidade.
A partir deste ano, a Secretaria da Agricultura começará a trabalhar também com o apoio à piscicultura.
De acordo com Regina Gonzaga, Nos quatro anos do primeiro mandato do prefeito Roberto Sobrinho, a Semagric trabalhou em 3,2 mil quilômetros estradas vicinais, seja em abertura, encascalhamento, conservação e recuperação. Este ano vamos trabalhar em mais 900 quilômetros, ritmo que pretendemos intensificar a cada ano, disse ela.
Plano de Trabalho 2009 foi apresentado
O secretário de Obras, Marcelo Fernandes, aproveitou o encontro para apresentar ao prefeito em exercício, Emerson Castro, o Plano de Trabalho para 2009, concluído pela equipe da Semob no último dia 10. Foram Definidas 13 operações prioritárias.
O Plano foi dividido entre ações operacionais e medidas administrativas. Na parte operação, haverá intensificação da operação tapa-buraco; recuperação de bocas de lobo e tampas de visita (tampas e grelhas); limpeza e encascalhamento de ruas; manutenção e recuperação das estradas rurais; asfaltamento de vias urbanas; recuperação de ruas de conjuntos habitacionais; recuperação das paradas de ônibus e rotatórias e limpeza e encascalhamento das ruas dos distritos ao longo da BR-364.
Na parte administrativa será feito o inventário das máquinas e equipamentos próprios e alugados; abertura de procedimentos para aquisição de materiais e serviços; definir o Manual de Procedimento para Fiscalização de Obras; cadastramento das vias asfaltadas nos últimos quatro anos e adequação das instalações internas da Secretaria de Obras.
Fonte: Ascom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro