Quarta-feira, 17 de outubro de 2007 - 16h26
Entre os dias 11 e 15 de novembro os olhos da comunidade geológica da Amazônia se voltarão para Rondônia, mais especificamente para Porto Velho. Nesses dias a Capital vai sediar o 10º Simpósio de Geologia da Amazônia, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia.
Realizado há mais de 20 anos em capitais como Belém e Manaus, pela primeira vez o conclave mais importante da geologia amazônica será realizado em Rondônia. Sob o tema “Geociências e Desenvolvimento Regional Sustentado”, o simpósio pretende debater questões e apresentar estudos sobre pesquisas minerais, extração, descoberta de novas jazidas e a adequabilidade na construção de obras de engenharia, entre outras coisas.
De acordo com Luiz Antonio Antônio Costa Pereira membro da comissão organizadora do evento e coordenador executivo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Rondônia, o aproveitamento do extrativismo mineral é importante item na arrecadação do Estado.
Homero Reis de Mello Júnior, também da CPRM e da comissão organizadora, disse que o simpósio é um marco histórico para Porto Velho.
O encontro servirá também para conhecer estudos geológicos de pesquisadores rondonienses. Mais de 130 inscrições já foram realizadas, informou a organização. Trinta são de estudiosos de Rondônia que irão apresentar trabalhos sobre o tema.
As inscrições permanecerão abertas até o dia do simpósio e a expectativa é de que até lá outros estudiosos inscrevam suas pesquisas.
Para o presidente da comissão organizadora, Ene Glória da Silveira, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), historicamente, os grandes encontros geológicos sempre impulsionam a indústria e o comércio ligados ao setor.
Ele ressaltou que Rondônia está envolvida institucionalmente com as áreas ambientais e destacou programas de graduação e pós-graduação da UNIR na área de geociências. “Os programas atendem professores e alunos na área de geociências, dotando-os de capacidade para absorver as informações de alto nível que resultarem do simpósio”.
Fonte: Ascom
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes
Com o intuito de promover a preservação da espécie Podocnemis expansa no projeto Quelônios da Amazônia, garantindo a manutenção dos estoques naturais