Quinta-feira, 11 de agosto de 2011 - 19h09
A forte massa de ar seco que atua sobre boa parte do país causou situação extrema de calor e baixa umidade na tarde da última quarta-feira (10) em Porto Velho. A estação meteorológica do aeroporto da capital registrou 38,7°C e umidade relativa mínima de 10%, valores não observados há pelo menos 15 anos. A baixa umidade colocou o município em situação de emergência e fez com que o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) emitisse alerta meteorológico para as autoridades.
Nesta quinta, a umidade mínima ainda foi baixa, chegando a 19%, e a previsão é de que os valores continuem abaixo de 20% por, pelo menos, mais uma semana. A situação favorece a disseminação de focos de fogo, por isso, a população deve evitar queimadas que, mesmo em pequenas proporções, contribuem para a poluição do ar. Além de fazer mal à saúde, a fumaça aumenta a sensação térmica, tornando o dia ainda mais quente.
Temperaturas acima da média
Normalmente agosto é o mês mais quente do ano, entretanto, segundo Luiz Alves, meteorologista do Centro Regional do Sipam em Porto Velho, o verão amazônico de 2011 tem registrado temperaturas acima da média e poucas friagens significativas em Rondônia. Foram apenas três, em maio, junho e julho. A tendência ainda continua neste trimestre (agosto, setembro e outubro) para todo o estado.
Assim como em 2010, as chuvas também devem demorar a acontecer neste ano, somente ocorrendo regularmente a partir de outubro. O estado registrará déficit de pluviosidade, sobretudo no centro-norte de Rondônia. “Os oceanos Atlântico tropical norte e sul estão mais quentes do que o normal, o que fortalece a massa de ar seco sobre o Brasil e dificulta a formação de nuvens de chuva em Rondônia”, explica o meteorologista.
A similaridade dos padrões meteorológicos deste ano com os registrados no ano passado alertam, mais uma vez, para os focos de calor, que podem atingir novamente altos índices.
Vanessa Ibrahin
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro