Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sipam prevê chuvas acima do padrão para o trimestre



De outubro a dezembro deste ano as chuvas serão intensas e acima dos padrões climáticos para as regiões que compreendem os Estados de Rondônia e Acre; o sudoeste do Amazonas e o noroeste, oeste e sudoeste do Mato Grosso.

A previsão foi confirmada na última terça-feira (14), pelo meteorologista Marcelo Gama, do Centro Regional de Porto Velho do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia). O técnico explicou que a previsão consta do Boletim Climático da Amazônia, documento que divulga as informações climáticas da Amazônia Legal, resultantes das observações e discussões que são feitas mensalmente e monitoradas pelos técnicos dos centros do Sipam de Porto Velho, Manaus e Belém. 

Os meteorologistas fazem uma previsão de como vai se comportar a temperatura média e a precipitação em relação ao calor dos próximos três meses, em termos médios, e ainda uma previsão em relação ao volume de chuva esperado. As informações são importantes porque podem auxiliar a tomada de decisões de órgãos que necessitam de informações climáticas para direcionar suas ações.

Além dessas informações, Gama explica que a Divisão de Meteorologia do Sipam também distribui diariamente a previsão do tempo, que é feita com estimativa para 48, 72 e 96 horas. “Essas informações são colocadas à disposição de governos, da mídia e de instituições privadas que trabalham com esse fim”. 

Para os próximos três meses, o Boletim Climático da Amazônia aponta que há um indicativo de que as águas da região do oceano Pacífico Equatorial vão manter o padrão de aquecimento nas regiões de afetadas pelo fenômeno do El Niño, que altera a circulação atmosférica e modula o clima da Amazônia, aumentando as chuvas nas regiões do Acre, Rondônia, noroeste, oeste e sudoeste do Mato Grosso.

As chuvas terão menor volume no leste do Amazonas, norte do Maranhão, nordeste paraense, mesorregião do Baixo Amazonas e Estado do Amapá, e nas demais regiões da Amazônia, deverão permanecer próximo dos padrões climatológicos.

A previsão de precipitação para a região que engloba o Estado de Rondônia para este mês de outubro, de acordo com o meteorologista, é de 190mm, sendo que somente nas duas primeiras semanas do mês já foram medidos 180mm de precipitação. Essa marca, segundo o técnico, afirma a tendência de chuvas acima do padrão para o restante do mês e nos dois meses seguintes. As médias das precipitações previstas para novembro e dezembro são respectivamente de 225mm e 319mm.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)