Terça-feira, 23 de novembro de 2010 - 17h24
A chuva mais intensa deste período de transição para a estação chuvosa foi registrada em Porto Velho na tarde da última segunda-feira (22/11), revelam os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Segundo dados coletados pela estação pluviométrica da Agência Nacional de Águas (ANA) no porto da capital, foram 84 milímetros em duas horas, 26 mm acumulados entre as 16 e as 17 horas e 58 mm acumulados entre 17 e 18 horas, no horário local do município. “Com esses dados, nós podemos classificar este evento como uma chuva muito forte, de acordo com nossa tabela de classificação de precipitação”, explica o meteorologista Luiz Alves.
Em média, o volume de chuva esperado para todo o mês de novembro em Porto Velho é de 225,2 mm, portanto, o evento de segunda-feira representou, em apenas duas horas, 37,3% do total esperado para o mês. Por isso, esta foi a precipitação mais intensa sobre a cidade desde o início das chuvas neste segundo semestre, superando o último grande volume, em 05/10, quando foram identificados 57 mm em 3 horas.
Previsão aponta risco de novos temporais
Para esta quarta-feira (24/11), a previsão meteorológica aponta a possibilidade de novos temporais em todo o estado de Rondônia ao longo do dia. A Zona de Convergência de Umidade se fortalece no sul da Amazônia e deixa o dia nublado em Rondônia. Em alguns períodos do dia, o tempo pode ficar totalmente encoberto em todas as áreas.
O tempo abafado e o mormaço intensificam ainda mais a instabilidade durante à tarde, por isso, há previsão de que ocorram pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite. “As condições para que ocorram novos temporais como o de segunda-feira existem, podendo ser menos intensos ou mais intensos, não há como prever ao certo”, alerta Luiz Alves. Em Porto Velho, a temperatura nesta quarta-feira irá variar entre máxima de 29ºC e mínima de 23ºC.
Fonte; Vanessa Ibrahim
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro