Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Só hoje, Inpe já registrou 237 focos de incêndio no país



Luana Lourenço
Agência Brasil


Brasília - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registra hoje (15) 237 focos de queimadas em todo o país, de acordo com os dados do satélite de referência. A maioria está concentrada nas regiões Norte e Centro-Oeste. Na maior parte dessas regiões, o risco de queimadas é considerado alto ou crítico.

A estiagem e a baixa umidade relativa do ar aumentam o risco de incêndios. Em algumas regiões dos estados de Mato Grosso, Goiás, do Tocantins, Piauí, oeste da Bahia e grande parte de Minas Gerais, não chove há mais de 60 dias, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Rondônia é o estado com maior número de focos registrados hoje, com 70 ocorrências. Em Mato Grosso, o Inpe registra 42 focos. Em seguida, aparecem o Pará, com 33 focos, e o Amazonas, com 27.

Pelo menos 88 focos de queimadas ocorrem no interior ou no entorno de unidades de conservação (UC). Entre as UCs atingidas, está a Área de Preservação Ambiental da Bacia do Rio Descoberto, em Brasília, que hoje registrou umidade relativa de 10%, o menor índice do ano.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)