Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Soja "asfixia Amazônia", diz o jornal francês ´Le Monde´


Uma reportagem do jornal Le Monde afirma que a Amazônia se encontra "asfixiada pela soja".  O longo texto do vespertino francês afirma que a commodity é "um dos mais ferozes inimigos da floresta brasileira".  "Está a floresta condenada?  Desde 1960, um quinto de sua superfície já foi derrubada.  Hoje, é a cultura da soja que a ameaça", escrevem do Pará - que chamam de "faroeste brasileiro" - os repórteres do Monde.

A reportagem descreve como os produtores de soja vivem o que chamam de "guerra fria" contra ambientalistas, sobretudo ativistas do Greenpeace, uma das organizações não-governamentais mais críticas em relação aos sojicultores amazônicos.

"A tensão é palpável", diz o jornal.  "Na Cooper Amazon, empresa que distribui fertilizantes, Luis Assunção, o diretor, não esconde sua raiva: ´Aqui, agora, é a guerra.  Uma guerra fria´".

Os repórteres relatam a desconfiança gerada pela presença de estrangeiros no Pará, e destacam as manifestações recorrentes de sojicultures que afirmam que "a Amazônia pertence aos brasileiros".

Contra os argumentos de que a soja ajuda a Amazônia a se desenvolver, o Monde questiona: "Quem se beneficia deste desenvolvimento?"  O jornal lembra a violência que continua opondo grileiros e posseiros no campo, os assassinatos contra ativistas sociais e membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), e as repetidas revelações de trabalho escravo em fazendas da área rural.

Por fim, o jornal diz que "o pior está por vir" com o que chama de "explosão dos biocombustíveis", um fenômeno que obrigaria a conversão de mais áreas de plantio para a cana-de-açúcar e empurraria a soja mais para dentro da floresta.

Fonte: 24 Horas News

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startup apoiada pelo Sebrae é referência em bioeconomia e inovação

Startup apoiada pelo Sebrae é referência em bioeconomia e inovação

A Coil se destaca como uma startup referência em soluções para bioeconomia, impulsionando o desenvolvimento sustentável e inovador no Brasil. Com te

Nível do Rio Machado atinge estado crítico

Nível do Rio Machado atinge estado crítico

Nesta terça-feira, 21 de janeiro, o nível do Rio Machado chegou à marca crítica de 10,53 metros, causando enchentes em diversos pontos da cidade. Um

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)