Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Subcomissão de conflitos agrários fará audiência pública em Rondônia dia 18



A Subcomissão especial de Intermediação dos Conflitos Agrários, criada no âmbito da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, vai realizar sua próxima audiência pública no Estado de Rondônia. A informação foi dada nessa quinta-feira (7) pelo deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), que é relator dos trabalhos da Subcomissão. O primeiro estado a receber os deputados foi o Pará, no início do mês de abril.

De acordo com Moreira Mendes, a realização da audiência pública foi definida nesta semana com a aprovação de requerimento de sua autoria na Comissão de Agricultura. O evento vai acontecer no dia 18, na cidade de Buritis, provavelmente a partir das 2 horas da tarde. “Esta subcomissão tem o propósito de andar o Brasil todo nas regiões dos principais conflitos. E fiz questão de requerer que a subcomissão fosse também ao estado de Rondônia”, diz o deputado.

Moreira explica que a escolha de Buritis seu deu porque o município concentra atualmente os maiores conflitos agrários do estado, não só os decorrentes de invasões de terras em geral, mas também aqueles oriundos dos problemas de ocupação da floresta do Bom Futuro, que vem sendo alvo de constante debate entre autoridades dos governos estadual e federal.

“Estaremos lá eu, como relator, o presidente, deputado Wandekolk Gonçalves (PSDB-PA), outros deputados que compõem a subcomissão, assim como também os demais deputados federais do estado de Rondônia, que também serão convidados a participar desse grande debate”, frisou.

O deputado ressalta que a presença da Subcomissão em Rondônia será muito importante para o debate em torno das questões que envolvem o conflito de terras na região, uma vez que estes têm se agravado cada vez mais. “Essa audiência tem a finalidade de ouvir os dois lados (da história). Vamos ouvir os que invadiram, e saber por que (eles) invadiram, e aqueles que tiveram suas terras invadidas. A nossa missão é tentar promover a intermediação desses conflitos”, finaliza.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)