Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Subcomissão de conflitos agrários fará audiência pública em Rondônia dia 18



A Subcomissão especial de Intermediação dos Conflitos Agrários, criada no âmbito da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, vai realizar sua próxima audiência pública no Estado de Rondônia. A informação foi dada nessa quinta-feira (7) pelo deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), que é relator dos trabalhos da Subcomissão. O primeiro estado a receber os deputados foi o Pará, no início do mês de abril.

De acordo com Moreira Mendes, a realização da audiência pública foi definida nesta semana com a aprovação de requerimento de sua autoria na Comissão de Agricultura. O evento vai acontecer no dia 18, na cidade de Buritis, provavelmente a partir das 2 horas da tarde. “Esta subcomissão tem o propósito de andar o Brasil todo nas regiões dos principais conflitos. E fiz questão de requerer que a subcomissão fosse também ao estado de Rondônia”, diz o deputado.

Moreira explica que a escolha de Buritis seu deu porque o município concentra atualmente os maiores conflitos agrários do estado, não só os decorrentes de invasões de terras em geral, mas também aqueles oriundos dos problemas de ocupação da floresta do Bom Futuro, que vem sendo alvo de constante debate entre autoridades dos governos estadual e federal.

“Estaremos lá eu, como relator, o presidente, deputado Wandekolk Gonçalves (PSDB-PA), outros deputados que compõem a subcomissão, assim como também os demais deputados federais do estado de Rondônia, que também serão convidados a participar desse grande debate”, frisou.

O deputado ressalta que a presença da Subcomissão em Rondônia será muito importante para o debate em torno das questões que envolvem o conflito de terras na região, uma vez que estes têm se agravado cada vez mais. “Essa audiência tem a finalidade de ouvir os dois lados (da história). Vamos ouvir os que invadiram, e saber por que (eles) invadiram, e aqueles que tiveram suas terras invadidas. A nossa missão é tentar promover a intermediação desses conflitos”, finaliza.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental no estado, intensificando a Operação Hileia.

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)