Segunda-feira, 15 de setembro de 2014 - 19h41
Cada pneu de borracha descartado no lixo pode demorar até 600 anos para se decompor na natureza. Se for queimado, produz uma fumaça negra e poluente. Armazenado de forma errada torna-se uma ameaça à saúde pública já que facilmente vira um criadouro para mosquitos, principalmente os transmissores da Dengue. Com todos estes problemas, garantir a destinação correta deste tipo de resíduo tem sido um desafio para os municípios.
Uma das alternativas pode ser a reciclagem que transforma pneus velhos em objetos de decoração, móveis e brinquedos. Foi isso o que moradores de Jacy-Paraná aprenderam a fazer na última semana. Um curso ministrado pela Eco Design, empresa de Porto Velho especializada neste tipo de trabalho, ensinou para 15 alunos todo o processo que envolve desde a separação por tipo de pneu, manuseio de ferramentas e técnicas de corte. Segundo o professor, Marcos Paulo Feitoza, a própria comunidade recolheu os pneus em Jacy e no final do curso, que durou uma semana, já haviam sido contabilizados cerca de 90 pneus de moto, 60 de carro e dez de caminhão que deram origem a mais de 100 peças recicladas. Foram feitas gangorras, pula-pula, vasos de flor, jardineiras, lixeiras e poltronas. Todas as peças foram cuidadosamente furadas, justamente para evitar a reprodução do mosquito transmissor da Dengue.
Há algum tempo os moradores de Jacy já recebem orientações com relação à reciclagem de materiais. No último mês, participaram de um curso que ensinou a técnica da confecção de barcos com garrafas PET. As iniciativas estão inseridas no Programa de Educação Ambiental da Santo Antônio Energia, destinado à comunidade, tendo em vista a importância do reaproveitamento de resíduos que acabam indo para as ruase rios e também a possibilidade de promover nova fonte de renda.
Um dos alunos do curso de reciclagem de pneus foi o pedreiro e carpinteiro Floriano Gomes, de 51 anos, que não poupou elogios para a iniciativa. “É muito bom aprender alguma coisa. Este curso foi só o início porque quero pesquisar na internet e me aprimorar ainda mais para fazer outras peças e poder vendê-las”, declarou.
A ideia é de que os brinquedos feitos pelos alunos durante o curso sejam usados na praça do Parque dos Buritis. No final do mês eles poderão ser vistos em uma exposição na comunidade, ainda sem data marcada.
Fonte: Carla Nascentes
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro