Domingo, 21 de setembro de 2008 - 17h48
A cobertura estratiforme de nuvens e os ventos constantes deram a sensação de mais frio em grande parte do Estado. Em Porto Velho, a chuva desde a madrugada impediu o aumento da temperatura.
Daniel Panobianco – O último dia do inverno foi também o mais frio do ano em Rondônia. Não de temperaturas mínimas, normalmente observadas na madrugada e nas primeiras horas do dia, mas sim de temperatura máxima, que geralmente ocorre durante as tardes.
Nesse domingo, a temperatura máxima em Porto Velho não ocorreu durante a tarde e sim na primeira hora da madrugada. Dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam máxima de 25,1°C entre meia-noite e uma hora. Como a chuva começou a cair ainda durante a madrugada na capital e se estendeu por boa parte do período da manhã e inicio de tarde, a mesma não saiu dos 22°C. Mesmo assim, a menor temperatura máxima dentro de 24 horas observada em Porto Velho pertence ao dia 1° de junho, quando foram registrados apenas 22°C.
Na fronteira oeste, Guajará-Mirim, também apresentou temperaturas relativamente baixas, mas sem recorde. No aeroporto local, a máxima do dia foi de 21°C, contra os 18°C registrados no dia 31 de maio.
Em Ji-Paraná, a temperatura máxima deste domingo foi de 22,5°C, também acima dos 18°C registrados no dia 31 de maio.
Já em grande parte dos municípios localizados entre o Vale do Guaporé e praticamente todo o Cone Sul rondoniense, o último dia do inverno foi também o que registrou as menores máximas do ano. Em Vilhena, a estação automática do INMET acusou 19,6°C no inicio da tarde. Já a estação do aeroporto local, não reportou mais do que 19°C de máxima. O recorde anterior era de 20,4°C registrados no dia 4 de maio. Em Cacoal, a estação do INMET registrou máxima de apenas 22,9°C e em Ariquemes, 25,4°C.
Dados: INMET – REDEMET
Fonte: De olho no tempo
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro