Terça-feira, 27 de maio de 2008 - 12h56
O Serviço de Proteção da Amazônia Sipam ocupou e está atuando na proteção ambiental da Amazônia, disse nesta terça-feira o professor José Neumar Morais da Silveira, Gerente do Centro Técnico Operacional do SIPAM em Porto Velho, ao abrir sua palestra durante o segundo dia de realização do Painel Amazônico.
José Neumar apresentou um breve relato sobre o trabalho do Sipam, destacando o potencial tecnológico com que o Centro Técnico conta, citando sere esse sistema "um moderno material de monitoramento para a proteção da Amazônia, usando para tal um sistema de satélites, detectores de rádios, radares, 200 plataformas de coletas de dados, 5 aeronaves de vigilância, 3 aeronaves de sensoreamento, além de 25 unidades de vigilância, entre outros.
Na sequência, José Neumar passou a palavra para Ana Cristina Strava, Coordenadora do Projeto de Manutenção e Restauração de Bacias Hidrográficas - PROBACIAS, do que o Tribunal de Contas rondoniense é parceiro na aplicação.
O Probacias é um projeto que tem como objetivo mostrar as ações do Sipam, para identificar os mananciais e as atividades poluidoras na bacia do rio Machado, escolhida para ser a primeira etapa do projeto.
Ela explicou que através desse Probacias será possível conhecer com mais profundidade a real situação da bacia hidrográfica rondoniense, também, realizar o trabalho de acompanhamento de sua utilização e, quando for o caso, possíveis correções.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro