Sexta-feira, 16 de outubro de 2015 - 11h56
O Rio de Janeiro tem hoje (16) mais um dia de sol forte e temperatura elevada, com tempo abafado e termômetros podendo passar dos 40 graus Celsius (ºC). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem atingir 41ºC. Para o fim de semana, a temperatura pode sofrer quedas bruscas, ficando entre 28ºC e 30ºC.
A meteorologista do Inmet Marlene Leal informou que a madrugada de hoje para sábado (17) será quente, com ventos fracos. Porém, devido a uma massa de ar polar vinda da Região Sul do país, o final de semana terá queda na temperatura, mas sem a probabilidade de chuva.
"Esta frente fria que está na Região Sul irá passar pelo litoral carioca e se dissipará no oceano, mas ela trará consigo uma massa de ar polar que será responsável pela queda dos termômetros na região e por nebulosidades passageiras. Mesmo assim, é pouco provável que haja chuva", explicou a meteorologista.
El Niño
O evento climático do El Niño, responsável pelo aumento das temperaturas no litoral da América do Norte e América do Sul, é outro fator que permite que a temperatura no estado permaneça elevada. A meteorologista explica que a massa de ar quente seco impede que a frente fria chegue à região. "A frente fria, que é a responsável pelas chuvas, é bloqueada por essa massa de ar quente seco, por isso, não há a previsão de precipitações".
Para quem trabalha de terno, como o advogado Rômulo Portugal, o tempo está sufocante. "O dia começa com o metrô sem ar-condicionado e você com terno. Depois disso, chegar de paletó e gravata ao tribunal com esse sol todo é muito castigo para uma pessoa só", contou.
De acordo com o Centro de Operações Rio (COR) da prefeitura do Rio, os ventos permanecem com intensidade fraca, pela manhã, e moderada nos períodos da tarde e noite. A previsão é de céu claro a parcialmente nublado, sem chuva.
O Rio teve ontem (15) o dia mais quente do ano, ao registrar 42,1 graus Celsius (ºC) em Marambaia, na zona oeste da capital fluminense.
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes