Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Temporais provocam estragos na região de Ariquemes



O forte calor e a umidade em níveis médios formaram nuvens pesadas sobre o centro-norte rondoniense. As rajadas de vento passaram de 65 km/h em Ariquemes e região.

Daniel Panobianco – Os temporais de outubro, comuns todos os anos, desmentem a previsão de institutos locais sobre o atraso no regime de chuvas esse ano em Rondônia. Há mais de um mês, células profundas de tempestade foram registradas em diversas cidades e de agora por diante, as pancadas intensas de fim de tarde tornam-se comuns seguindo o ciclo natural das estações.

Nesta terça-feira, a região mais atingida pelos temporais foi a de Ariquemes, que registrou na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), rajada máxima de vento de 18,6 m/s, o que corresponde a 66,9 km/h às 16 horas (local). Os reflexos da forte ventania foram casas destelhadas e árvores derrubadas, além da interrupção no fornecimento de energia elétrica no interior do município.

Também houve registro de chuva intensa com ventania no interior dos municípios de Rio Crespo, Vale do Anari, Machadinho d’ Oeste, Cujubim, Itapuã d’ Oeste, Candeias do Jamarí e Porto Velho, região do Distrito de São Carlos.

Nas imediações da represa da usina hidrelétrica de Samuel, em Candeias do Jamarí, foram observados núcleos profundos de nuvens muito desenvolvidas, com grande incidência de raios entre as 15 e 16 horas (local).

Outras cidades registraram pancadas de chuva ou trovoadas, como em Vilhena e Ji-Paraná, mas sem registro de estragos.

A previsão do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é de novas pancadas de chuva – algumas com forte intensidade – durante toda a semana em Rondônia. O destaque para esta quarta-feira no Estado será o calor, que deve passar dos 38°C nas regiões centro e norte, com forte abafamento, inclusive na capital. Calor intenso com abafamento pode ser prenuncio de mais uma forte tempestade à vista.

Dados: INMET – CPTEC/INPE – Rádio Clube Cidade - CONAB
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)