Sexta-feira, 19 de setembro de 2008 - 16h54
A previsão de uma mudança brusca no tempo esperada para este final de semana já se confirmou no nordeste de Rondônia e norte de Mato Grosso. Chove e venta com intensidade em vários municípios.
Daniel Panobianco Mais uma onda de tempo severo pode estar a caminho do interior de Rondônia nas próximas horas. Um aglomerado de tempestade, chamada pelos meteorologistas de SCM (Sistema Convectivo de Mesoescala), explodiu entre o oeste do Pará e norte de Mato Grosso logo após o meio-dia de hoje. Dados de estações meteorológicas espalhadas por diversos municípios paraenses e mato-grossenses já reportaram precipitação intensa e rajada de vento, com intensidade considerável em algumas localidades.
Em Rondônia, o tempo virou por completo no extremo nordeste do Estado. No interior do município de Machadinho d' Oeste, onde uma forte célula convectiva provocou chuva intensa, com rajadas de vento capazes de destelhar algumas construções do Distrito de Tabajara, às margens do rio Machado, segundo informações de moradores locais. Como o Distrito fica distante da cidade de Machadinho, ainda não há informações sobre maiores danos ou vitimas, mas a informação repassada via celular de um morador local, é de que a tempestade foi intensa, com ventos muitos fortes e pelo menos, 4 casas sofreram danos com destelhamentos.
A situação é preocupante, pois a atmosfera em Rondônia está por demais aquecida e os índices de instabilidade observados no quadrilátero, Porto Velho, Vilhena, Novo Progresso, Alta Floresta, denotam que o ar está bastante instável na região. A previsão do CPTEC/INPE é de que novos temporais possam ocorrer em Rondônia entre hoje e amanhã.
Dados: CPTEC/INPE MASTER/USP INMET Prefeitura Municipal de Machadinho d' Oeste
Fonte: De olho no tempo
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro