Sexta-feira, 29 de agosto de 2008 - 16h11
Uma intensa célula de chuva forte atingiu em cheio grande parte da cidade de Vilhena no inicio da tarde. Ventos fortes derrubaram árvores na Zona Oeste da cidade.
Daniel Panobianco – A atmosfera quente e úmida foi o ingrediente principal para um forte temporal que atingiu o sul do Estado de Rondônia no inicio da tarde desta sexta-feira, especialmente em Vilhena.
Dados da estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada no Centro da cidade mostram a intensidade do temporal. Em apenas uma hora, entre as 13 e 14 horas (local), a precipitação atingiu absurdos 40,2 milímetros, valor considerado como muito forte em um curto espaço de tempo. Quando a precipitação atinge 30 mm por hora, a classificação passa a ser de chuva forte. As rajadas de vento nesta mesma estação chegaram a 15,6 m/s ou 56,1 km/h.
A chuva forte complicou o trânsito em toda a cidade. Diversas ruas ficaram alagadas com a força da enxurrada e os inúmeros bueiros entupidos.
As rajadas de vento ainda provocaram a queda de árvores nos Bairros Cristo Rei e São José, onde também foram registrados destelhamentos em algumas casas. O Corpo de Bombeiros, por enquanto, não registrou nada de mais grave na cidade.
Na região do aeroporto Brigadeiro Camarão, dados de METAR indicaram chuva com trovoada, porém não intensa. As rajadas foram de no máximo 20,4 km/h, com precipitação de 11 mm.
A temperatura que às 13 horas era de 31°C na estação do INMET, uma hora depois caiu para 21,7°C.
Dados: INMET – REDEMET – Corpo de Bombeiros – Rádio Vilhena
Fonte: De olho no tempo
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes