Quinta-feira, 13 de dezembro de 2007 - 11h55
Ronivaldo Moreira - Um forte temporal que caiu na tarde desta quarta-feira (12/12) em Ouro Preto deixou várias pessoas desabrigadas em pelo menos 4 pontos da cidade. Durante quase duas horas choveu de forma incomum para esta época do ano. A chuva fina continuou noite a dentro.
"Eu nunca vi nada parecido em Ouro Preto. Choveu demais". A frase é do sargento comandante do Corpo de Bombeiros Adilson José de Souza, que comandava a equipe de resgate na rua dos Artistas, próximo ao Bosque Municipal, que foi uma das regiões mais atingidas. Segundo o comandante Souza, pelo menos 20 casas foram invadidas pela água que subiu rapidamente sem dar tempo para que os moradores se retirassem.
A equipe do Corpo de Bombeiros, contanto com a colaboração de populares, foi heróica fazendo um resgate em locais que a água não dava pé. Sem contar com um barco, os homens do corpo de bombeiros foram a nado e se agarrando em cordas para vencer a correnteza e retirar pessoas ilhadas, como era o caso da senhora Maria Marta, 54 anos, que se viu em apuros com o filho Gabriel que é deficiente: "meu filho tem uma perna amputada por causa da trombose, e também tem derrame. Graças a Deus que os bombeiros chegaram a tempo", disse aliviada.
Maria Marta foi retirada pelos homens do corpo de bombeiros. Ela mora de favores em uma casa na rua dos Artistas e já começa a calcular os prejuízos: "eu perdi minhas roupas, e os móveis molharam tudo. Não é a primeira vez que entra água na minha casa", lamentou a aposentada dizendo que cerca de 1 mês atrás sua casa foi invadida pela água, mas, não na mesma intensidade.
Luiz Carlos estava reformando a casa e havia retirado os móveis para outro local, mas, nem por isto seus prejuízos foram menores: "eu perdi uma moto zero e meus documentos. A sorte que não tinha móveis na casa por estarmos reformando", avaliou. Segundo o morador a água invadiu a casa com tal rapidez que não deu tempo para retirar a moto: "nós estávamos trabalhando e não vimos que o muro estava represando a água. Foi aí que o muro desabou e a água invadiu de uma vez", lamentou.
Além da rua dos Artistas, outros 3 pontos foram atingidos pela enchente deixando desabrigados, sendo: rua Getúlio Vargas com rua João Batista, rua Venezuela no bairro Jardim Aeroporto, e rua Jorge Teixeira (rua dos ônibus). Segundo avaliação do comandante do Corpo de Bombeiros o bairro mais prejudicado pelas fortes chuvas é o Jardim Aeroporto: "o nosso risco aqui em Ouro Preto é onde não tem o canal de drenagem, como é o caso do Aeroporto. No local onde tem o canal encheu muito devido a intensidade da chuva, mas não chegou a transbordar", constatou Souza, que vai encaminhar um pedido a Porto Velho solicitando um bote para a unidade do corpo de bombeiros em Ouro Preto, para ajudar neste tipo de resgate.
Fonte: Nossa Notícia - De Olho no tempo
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes
Com o intuito de promover a preservação da espécie Podocnemis expansa no projeto Quelônios da Amazônia, garantindo a manutenção dos estoques naturais