Quarta-feira, 12 de novembro de 2008 - 22h37
Vanessa Ibrahim - INCRA
Banco do Brasil e Banco da Amazônia recebem somente até esta sexta-feira (14) adesões de agricultores familiares e assentados da reforma agrária que queiram renegociar suas dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e do Programa Especial de Crédito para Reforma Agrária (Procera). Quem aderir tem direito a descontos e bônus para refinanciar ou mesmo liquidar suas operações em condições muito vantajosas.
Até esta semana, dos mais de oito mil devedores de Rondônia, pouco mais de 30% havia manifestado interesse em fazer a renegociação. Um percentual muito baixo, já que se trata de uma vantagem para o agricultor. Além disso, quem não se manifestar até 14 de novembro, poderá ficar impedido de efetuar transações financeiras, como manter conta em banco e tomar novos empréstimos.
Para aderir, basta o agricultor familiar ir a uma agência dos bancos citados e assinar um termo de adesão à renegociação de dívidas rurais da Lei 11.775/08 (antiga Medida Provisória 432). No termo devem constar o nome completo e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O prazo, que já foi adiado duas vezes, deverá ser a última chance para que os agricultores negociem com o banco, se tornem adimplentes e possam se beneficiar futuramente com novos créditos na safra 2008/2009.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental no estado, intensificando a Operação Hileia.
FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono
Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac
Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono
O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de
Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia
O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est