Segunda-feira, 25 de agosto de 2008 - 21h55
Os termômetros registraram nesta segunda-feira o dia mais quente do ano na maior parte de Rondônia. Porto Velho bateu na estação do INMET e em Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal, a máxima atingiu 38°C.
Daniel Panobianco – As temperaturas bateram recorde absoluto em Rondônia nesta segunda-feira. Nunca fez tanto calor por dias seguidos, com quebra de recordes quase que diariamente. Após um final de semana de tempo muito seco, com índices de umidade iguais aos de um deserto, desta vez os termômetros saltaram ao extremo.
Em Ariquemes, a estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou às 15 horas (local), máxima de 38°C. O recorde anterior era de 37,9°C registrado nos dias 20 e 23 de agosto.
Em Cacoal, outra estação automática do INMET registrou máxima de 38,0°C, também às 15 horas (local). A maior temperatura de 2008 era de 37,5°C observada nos dias 5 e 19 desse mês.
Em Guajará-Mirim, o calor não foi o mais intenso do ano. Dados de METAR indicaram máxima de 35°C às 13 horas. O recorde anual é de 38°C registrado nos dias 16 e 22 de agosto.
Na região de Ji-Paraná, a máxima chegou a 38,7°C às 15 horas (local) no Centro da cidade. O recorde anterior era de 38,5°C registrado no dia 20 de agosto. Termômetros de rua indicaram até 42°C de máxima.
Na capital, a estação automática do INMET, na Zona Sul registrou recorde do ano. Fez 37,1°C às 15 horas (local). A major temperatura até então era de 37°C registrada no dia 16 de agosto. Na estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, a máxima chegou a 36°C, sendo que o recorde de 2008 é de 37°C observado no dia 23 de agosto.
Em Vilhena, dados de METAR acusaram para máxima de 34°C, pela quarta vez no mês de agosto, sendo a maior temperatura de 2008.
Dados: INMET – REDEMET
Fonte: De olho no tempo
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro