Quinta-feira, 29 de novembro de 2007 - 21h16
As informações de um possível terremoto na América do Sul veiculadas na imprensa local na tarde de hoje, não coincidem com a realidade. Na verdade, os serviços de sismologia registraram um epicentro de tremor no mar do Caribe, na América Central, um fato anormal de reflexo de tremores no Brasil.
Daniel Panobianco - Moradores de diversas cidades da Região Norte do Brasil, dentre elas as capitais Belém, Boa Vista, Manaus e Porto Velho, sentiram por volta das 16 horas (local), 18 horas (Horário brasileiro de verão), tremores nos pontos mais elevados de prédios públicos e residenciais.
Em Rondônia, os tremores foram relatados em pelo menos três edifícios de Porto Velho, sendo um do Ministério Público.
Em Ji-Paraná e Vilhena, também houve relato de moradores de edifícios que sentiram quadros balançando nas paredes e lustres tremendo por alguns segundos.
Nas três cidades de Rondônia, não há informações de vitimas ou danos maiores. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local em Porto Velho para averiguação e descartou a possibilidade de evacuação por completo.
O tremor, com epicentro de 7,4 graus registrado no Caribe, na América Central, próximo à Martinica, vai contra as informações divulgadas pela imprensa local, que relatou um epicentro na costa do Chile. Até o momento, as informações - ainda que preliminares - não apontam em terremotos na costa chilena, o que seria mais aceitável dos rumores sentidos na Amazônia, pela distância considerável.
A localização geográfica do epicentro ocorreu sob a latitude 14.95N e longitude 61.24W. Este tremor ocorreu em grandes profundidades. Cálculos preliminares indicam aproximadamente 143 km abaixo da superfície.
Dados: CPRM - Apolo11 - Fonte: De olho no tempo
Startup apoiada pelo Sebrae é referência em bioeconomia e inovação
A Coil se destaca como uma startup referência em soluções para bioeconomia, impulsionando o desenvolvimento sustentável e inovador no Brasil. Com te
Nível do Rio Machado atinge estado crítico
Nesta terça-feira, 21 de janeiro, o nível do Rio Machado chegou à marca crítica de 10,53 metros, causando enchentes em diversos pontos da cidade. Um
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst