Quarta-feira, 27 de agosto de 2014 - 08h58
Área de influência da Linha de Transmissão é contemplada
Abrindo a temporada de conscientização no combate às queimadas, os alunos da Escola Municipal Flor do Cupuaçu, no assentamento Joana D’Arc, participaram de palestra educativa. A ação, promovida pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), ocorre anualmente nas escolas da área de influência direta e indireta da Linha de Transmissão (LT) da Usina Hidrelétrica Jirau. E tem como objetivo informar sobre as consequências negativas geradas pelas queimadas, bem como os procedimentos corretos a serem adotados diante de situações de risco. Este ano, a ação conta com o apoio da Brigada de Emergência da Usina.
Durante a palestra, os alunos estiveram atentos a cada informação, transmitida pelo técnico em Emergência da UHE Jirau, Luiz Miguel Cavalcante. A exibição do equipamento de segurança no combate a incêndios, atraiu todos os olhares. E na ocasião, os estudantes também aprenderam os cuidados com a faixa de servidão da LT, área reservada para implantação e manutenção das torres.
Para Luiz Miguel, o ato de levar este conhecimento para sala de aula, contribui na formação dos alunos e os torna multiplicadores. “É de suma importância levar essas orientações para a comunidade escolar. As crianças possuem a mente aberta para receber e passar adiante tudo o que aprendem. Além disso, estarão mais espertas quanto aos riscos causados pelas queimadas e os benefícios proporcionados pela LT da UHE Jirau.”, enfatiza.
A professora do 2º ano, Francélia da Silva Fernandes, acompanhou as crianças durante a palestra educativa e parabenizou a iniciativa do empreendimento. “É mais fácil conscientizar a criança do que o adulto. Esta forma de orientação vem somar ao nosso trabalho na escola. Creio que o mundo será melhor a partir dessa base de ensino.”, avalia Francélia.
A atividade envolveu cerca de 200 alunos, do primeiro ao nono ano, nos períodos da manhã e tarde. A ação educativa também contou com a distribuição de exemplares do Informativo da Linha de Transmissão da UHE Jirau, cuja edição dispõe de informações esclarecedoras sobre os trabalhos nas áreas de influência da LT.
O diretor da escola, Sergimar Ribeiro da Silva, aposta nos bons resultados da ação. “Todo trabalho de prevenção é bem-vindo. A nossa escola está situada em área rural. Por isso, estamos mais sujeitos a nos deparar com situações de risco. E através deste ato de conscientização, certamente teremos bons efeitos.”, acredita.
Assim como a Escola Flor do Cupuaçu, todas as demais escolas situadas na área de influência da Linha de Transmissão da Usina Jirau, estão recebendo esta ação da Energia Sustentável do Brasil. O gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Neto, lembra que nesta época do ano, de julho a outubro, aumentam os problemas provocados pelas queimadas, prejudicando a saúde da população e o meio ambiente. Por isso, a promoção de ações educativas, busca conscientizar e sensibilizar a sociedade quanto às consequências e as formas de prevenção desta prática. “A educação é a base de tudo. É com este propósito que a ESBR desenvolve essa atividade em conjunto com as escolas. Acreditamos e apostamos na formação de informantes a favor do meio ambiente. Que por meio da conscientização e do diálogo, poderão fazer grande diferença.”, destaca Veríssimo.
Fonte: Comunica
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes