Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

UHE Jirau combate queimadas com ação educativa



Área de influência da Linha de Transmissão é contemplada

Abrindo a temporada de conscientização no combate às queimadas, os alunos da Escola Municipal Flor do Cupuaçu, no assentamento Joana D’Arc, participaram de palestra educativa. A ação, promovida pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), ocorre anualmente nas escolas da área de influência direta e indireta da Linha de Transmissão (LT) da Usina Hidrelétrica Jirau. E tem como objetivo informar sobre as consequências negativas geradas pelas queimadas, bem como os procedimentos corretos a serem adotados diante de situações de risco. Este ano, a ação conta com o apoio da Brigada de Emergência da Usina.

Durante a palestra, os alunos estiveram atentos a cada informação, transmitida pelo técnico em Emergência da UHE Jirau, Luiz Miguel Cavalcante. A exibição do equipamento de segurança no combate a incêndios, atraiu todos os olhares. E na ocasião, os estudantes também aprenderam os cuidados com a faixa de servidão da LT, área reservada para implantação e manutenção das torres.

Para Luiz Miguel, o ato de levar este conhecimento para sala de aula, contribui na formação dos alunos e os torna multiplicadores. “É de suma importância levar essas orientações para a comunidade escolar. As crianças possuem a mente aberta para receber e passar adiante tudo o que aprendem. Além disso, estarão mais espertas quanto aos riscos causados pelas queimadas e os benefícios proporcionados pela LT da UHE Jirau.”, enfatiza.

A professora do 2º ano, Francélia da Silva Fernandes, acompanhou as crianças durante a palestra educativa e parabenizou a iniciativa do empreendimento. “É mais fácil conscientizar a criança do que o adulto. Esta forma de orientação vem somar ao nosso trabalho na escola. Creio que o mundo será melhor a partir dessa base de ensino.”, avalia Francélia.

A atividade envolveu cerca de 200 alunos, do primeiro ao nono ano, nos períodos da manhã e tarde. A ação educativa também contou com a distribuição de exemplares do Informativo da Linha de Transmissão da UHE Jirau, cuja edição dispõe de informações esclarecedoras sobre os trabalhos nas áreas de influência da LT.

O diretor da escola, Sergimar Ribeiro da Silva, aposta nos bons resultados da ação. “Todo trabalho de prevenção é bem-vindo. A nossa escola está situada em área rural. Por isso, estamos mais sujeitos a nos deparar com situações de risco. E através deste ato de conscientização, certamente teremos bons efeitos.”, acredita.

Assim como a Escola Flor do Cupuaçu, todas as demais escolas situadas na área de influência da Linha de Transmissão da Usina Jirau, estão recebendo esta ação da Energia Sustentável do Brasil. O gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Neto, lembra que nesta época do ano, de julho a outubro, aumentam os problemas provocados pelas queimadas, prejudicando a saúde da população e o meio ambiente. Por isso, a promoção de ações educativas, busca conscientizar e sensibilizar a sociedade quanto às consequências e as formas de prevenção desta prática. “A educação é a base de tudo. É com este propósito que a ESBR desenvolve essa atividade em conjunto com as escolas. Acreditamos e apostamos na formação de informantes a favor do meio ambiente. Que por meio da conscientização e do diálogo, poderão fazer grande diferença.”, destaca Veríssimo.  


Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)