Quinta-feira, 4 de junho de 2009 - 15h08
Campanha "Seja Positivo"
Objetos tão comuns do nosso cotidiano não parecem perigosos, mas a verdade é outra quando se fala do que existe por dentro deles. Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes contêm substâncias tóxicas em sua composição, esses objetos são utilizados por toda população mundial, e quando descartados em lixo doméstico podem prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas.
Por falta de informação as pessoas costumam se livrar do lixo de qualquer forma, esse é o problema, o contato de substâncias provenientes de elementos químicos como o cádmio, o mercúrio e o chumbo encontrados em pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. Esses resíduos liberados por elas podem afetar os lençóis freáticos, comprometendo a qualidade da água, afetando a fauna, a flora e o próprio ser humano, causando diversos danos no cérebro, fígado, rins e pulmões.
Formado por várias entidades o grupo GEAV (Grupo de Educação Ambiental Voluntário) ficou responsável de divulgar a lei do recolhimento e os malefícios desses produtos no município de Ji-Paraná, para isso eles contaram com a ajuda dos acadêmicos Bárbara Matana e Pedro Filipe de Araújo, do curso de comunicação social do CEULJI/ULBRA, os estudantes criaram a campanha "Seja Positivo", que incentiva o cidadão a fazer um ato positivo, ou seja, depositar nos pontos de coleta as pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes usadas.
Com a campanha acontecendo, o município de Ji-Paraná será pioneiro dentro do estado de Rondônia a conscientizar o cidadão a colocar em prática a lei que obriga a devolução após o consumo desses materiais.
A abertura da campanha será no dia cinco de junho, às 10:00h, no auditório A do CEULJI/ULBRA.
Seja POSITIVO, recicle!
Fonte: Ascom
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se