Quarta-feira, 29 de março de 2017 - 18h51
Moradores do bairro Cidade do Lobo, na zona Sul de Porto Velho, receberão em breve uma bela área de lazer construída pela prefeitura à avenida Campos Sales, entre as ruas Maldonado e Aquiles Paraguassu. Chamada de Ecoparque, a obra está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Integração (Semi), através das Subsecretarias de Meio Ambiente e de Agricultura e Secretaria de Infraestrutura e Obras (Semisb).
Com essa obra a prefeitura inicia o projeto de parques lineares a serem construídos às margens de canais. Por determinação do prefeito dr Hildon Chaves, a Sema iniciou estudos para apresentar propostas de intervenções urbanística simples e usuais para melhoria da qualidade de vida da população do bairro Cidade do Lobo e imediações, que há décadas aguardavam por esse tipo de benefício.
Mais dois Ecoparques idênticos ao da zona Sul estão em fase de estudos e elaboração dos projetos. “Um deles será no centro da cidade e outro na zona Leste”, declarou o secretário Robson Damasceno (Sema). “O espaço contará com academia ao ar livre, pista de caminhada, bancos com cobertura de madeira (pergolados) playground, área de convivência e projeto paisagístico com flores e árvores”, acrescentou Damasceno.
O Ecoparque é uma das soluções apresentadas pela gestão do prefeito dr Hildon Chaves para ajudar na conservação das Áreas de Preservação Permanente (APP). O objetivo é proporcionar alternativas para salvar os cursos d’água remanescentes nas áreas urbanas, dispostos nos canais que cortam Porto Velho, e tudo isso de maneira sustentável.
O cronograma de atividades já iniciou a segunda fase da construção do Ecoparque. A terraplanagem da área está sendo executada. Todo trabalho está sendo feito com recursos próprios do município. “Estamos fazendo a limpeza do canal e a parte de terraplanagem. A pista de caminhada também está sob a nossa responsabilidade”, explicou o secretário Tiago Beber (Semisb).
No meio do parque passará um córrego que já está sendo limpo e recebendo outros cuidados necessários para compor o cenário da paisagem. Este é o modelo que servirá de base para vários bairros de Porto Velho. Ainda conforme afirmou Damasceno, “os parques implantados podem solucionar vários problemas ambientais e urbanísticos, como impedir as invasões às margens de canais”.
Fonte: fotos Comdecom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro