Terça-feira, 29 de maio de 2012 - 10h47
Cobra, jacaré, macaco, coruja, abelhas, insetos, entre outros. A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), através do Programa de Acompanhamento do Desmatamento e Resgate da Fauna Silvestre já resgatou 5.858 animais, em três anos e quatro meses na área de influência direta da Usina Hidrelétrica Jirau. Deste total, foram resgatadas 62 espécies de anfíbios, 112 de répteis, 92 de aves e 57 de mamíferos.
Todos os animais resgatados durante o acompanhamento das atividades de supressão da vegetação, que apresentam algum tipo de restrição de movimentação ou situação de risco, são destinados à Base de Resgate da Fauna Jirau (BRFJ), instalada próxima ao canteiro de obras da UHE Jirau e recebem todos os tratamentos adequados antes de serem soltos ou encaminhados às instituições credenciadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA.
Até o momento, cerca de 90% dos animais resgatados foram devolvidos à natureza e o restante, destinados às instituições de pesquisa. Além de preservar, os resgates contribuem para o fornecimento de banco de dados para estudos e pesquisas da fauna silvestre.
Na Base de Resgate, os animais passam por um processo de triagem, identificação taxonômica, registro e biometria e, se necessário, são examinados e tratados pelo médico veterinário. Depois de todo esse processo é realizada a soltura em áreas definidas e aprovadas pelo IBAMA.
Para garantir o apoio nas atividades de resgate da fauna silvestre durante a etapa de enchimento do reservatório, uma nova base foi construída próxima ao distrito de Mutum Paraná.
Fonte: Comunica
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro