Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Valdir Raupp denuncia invasão de áreas de preservação ambiental em Rondônia


(Brasília, 16/12/13) O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) denunciou nesta segunda-feira (16), em Plenário, que áreas de preservação ambiental de Rondônia foram invadidas e desmatadas por produtores rurais. Ao sobrevoar a região, ele contou 38 pontos de invasão.

O senador ainda lamentou que, depois de anos de redução, o desmatamento na região amazônica tenha registrado aumento em 2013. Por isso, ele questionou os órgãos de proteção ambiental e pediu providências do governo para impedir as ocupações ilegais e o consequente desmatamento em áreas de proteção ambiental.

Valdir Raupp lembrou ainda que chegou a sugerir um projeto de lei, intitulado desmatamento zero, que previa o aproveitamento econômico de áreas já degradadas para, com isso, impedir que novas áreas fossem desmatadas. Mas a proposta não foi aprovada, lamentou ele.

- O desmatamento na Amazônia vinha caindo. Em 2004, foi o pico, com 27 mil quilômetros quadrados; depois, em 2005, caiu para 19 mil; em 2006, para 14 mil; em 2007, para 11 mil; em 2008, aqui teve um pequeno pico também, 12 mil; em 2009, já caiu para 7 mil; 2010, 7 mil; em 2011, 6418; 2012 teve o menor índice, apenas 4571; e agora em 2013, voltou a cresceu, com 5843 - registrou.

O senador citou que alertou os órgãos ambientais a respeito do desmatamento na região, a exemplo do IBAMA, o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria estadual do Meio Ambiente do estado.

“Estive inúmeras vezes com a secretária estadual do Meio-Ambiente,  Nanci Rodrigues e com o governador Confúcio Moura tratando a respeito do tema. Fiz a mesma cobrança  a ministra Izabela Teixeira, do Meio Ambiente e  ao  presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, em Brasília, informou  Raupp.

Ao final do seu discurso, o senador destacou o fato de o Congresso Nacional ter realizado na manhã desta segunda-feira(16), uma  sessão solene para lembrar os 25 anos da morte do seringueiro Chico Mendes, que se tornou um dos maiores defensores do meio ambiente.

Fonte: Agência Senado

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

Gente de Opinião Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)