Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Varredura do Incra mapeia 1 milhão de hectares na Amazônia


 

O Incra varreu mais de 1 milhão de hectares da Amazônia em um mês. No início de agosto, completou a gleba Curuá, um dos oito focos da operação fundiária no perímetro da BR-163. Até dezembro, terá varrido os 3 milhões de hectares previstos para esta ação. A expectativa é regularizar 3 mil imóveis em quatro grandes municípios do Pará – Novo Progresso, Altamira, Trairão e Itaituba.

Nesta primeira fase, o Incra fez o levantamento ocupacional de 1.111 imóveis. Mais de 800 só na gleba Curuá. Isso significa entrar na posse, conversar com as famílias, checar se há algum tipo de documentação da terra e há quanto tempo moram ali.
Os paranaenses Ana e João Oderdenge estão há 30 anos no município de Novo Progresso. O casal foi um dos posseiros visitados pelo Incra. Dona Ana e seu João vão receber o título definitivo da terra e ampliar a produção de leite e mel. "Vamos adquirir mais vacas leiteiras e colméias", afirma seu  João. 

A gleba Curuaés tem 1,9 milhão de hectares e lá também já está terminando o levantamento ocupacional.  Faltam 25% dos 556 mil hectares em que o Incra precisa entrar. O restante são áreas já destinadas para unidades de conservação e reservas indígenas. A meta é entregar ao Exército o levantamento total da gleba até o final de setembro.

O Exército também está em campo. E já devolveu ao Incra 52 peças técnicas. Ali, constam planta georreferenciada do imóvel, dados de GPS e as coordenadas reais do imóvel, além de memorial descritivo. Com essas informações, o Incra pode começar a terceira fase da operação, a vistoria rural.

A coordenadora geral da ação pelo Incra, Silvana Silveira, explica que na vistoria se observam o tipo de exploração da terra, a produção do imóvel e o respeito à reserva legal. "A previsão é começar a vistoria em dez dias", explica Silvana.

Dinamização do trabalho

A partir da próxima semana, o Exército vai triplicar a capacidade operacional dos topógrafos. Mais 20 viaturas vão chegar às três bases da BR-163. Serão oito equipes em campo em Novo Progresso, e outras oito em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira. Em Juriti Velho, seis equipes poderão medir o perímetro das glebas.

Hoje, em Novo Progresso, três viaturas são utilizadas nas visitas às posses. O topógrafo Alves Rocha é o coordenador do planejamento de campo e um dos responsáveis por preparar as peças técnicas que são encaminhadas ao Incra para a vistoria rural.  Ele conta que, com as três viaturas, os oito homens em campo marcam 16 imóveis por dia. "Vamos poder multiplicar esse número por três", comemora.

Fonte: MDA

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)