Sábado, 25 de outubro de 2008 - 01h17
A mesma faixa de tempestade que atingiu o interior no inicio da tarde chegou a Porto Velho provocando ventania e estragos. Na Zona Sul, o vento máximo registrado foi o mais forte do ano.
Daniel Panobianco – A capital de Rondônia registrou no final da tarde desta sexta-feira ventos fortes, provenientes da mesma linha de tormentas que atingiu o interior pouco depois do meio-dia. Os ingredientes principais – calor e umidade – denotavam que o tempo ia fechar por completo e com características muito profundas horas seguintes.
Pouco antes das 16 horas (local), as nuvens carregadas atingiram a cidade a partir das Zonas Sul e Leste, com forte ventania. Na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a rajada máxima de vento atingiu 17,7 m/s, o que equivale a 63,7 km/h, sendo este, o vento mais forte do ano nesta estação. O forte calor antes do temporal também foi sentido por todos. Às 15 horas, o termômetro indicava 35°C, sendo que 60 minutos depois já havia caído para 21,8°C, ou seja, uma expressiva queda de 13,2°C na temperatura.
Apesar da força do vento, os estragos na cidade foram muito localizados. Algumas construções foram danificadas, com destelhamentos e queda de árvores, além de estragos no comércio local. Alguns bairros tiveram interrupção no fornecimento de energia elétrica, segundo informações locais.
No interior, além de Seringueiras, Cacaulândia e Itapuã d' Oeste, temporais atingiram nas últimas duas horas as cidades de Buritis e Guajará-Mirim, com fortes pancadas de chuva.
Dados: INMET
Fonte: De olho no tempo
Fotos: Serginho/Gentedeopinião
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro