Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Viveiros coletivos produzirão mudas frutíferas


A Santo Antônio Energia está apoiando a implantação de Viveiros Coletivos para cultivo de mudas de espécies frutíferas em dois reassentamentos. A iniciativa atendem as comunidades Santa Rita e Novo Engenho Velho, ambas localizadas no entorno do empreendimento da usina hidrelétrica. O objetivo é estimular atividades coletivas, orientar os reassentados a aprenderem novas técnicas como a alporquia (método de reprodução assexuada de plantas), enxertia (união de tecidos de duas plantas de diferentes espécies), estaquia (plantio de pequenas estacas de caule).

Em Santa Rita o trabalho está sendo conduzido pelos técnicos da Emater-RO. O viveiro, que está parcialmente implantado, teve seus trabalhos iniciados com a realização de um mutirão que contou com a participação de moradores de 13 lotes da comunidade, que fizeram a limpeza da área, formaram covas, serraram as madeiras e esticaram o arame para a cobertura do viveiro. A partir de janeiro do próximo ano será colocada a cobertura (sombrite). Nessa etapa inicial serão cultivadas, no espaço de 600 metros quadrados (20mx30m), mudas de frutíferas de abacaxi, banana, açaí e também as mudas florestais de castanheira, pequiá e itaúba. A capacidade do viveiro é para o cultivo de 20 mil mudas. Atualmente existem 30 famílias envolvidas sendo orientadas pelos técnicos da Assessoria Técnica Social e Ambiental (ATES), da Emater-RO.

No reassentamento de Novo Engenho Velho a implantação do viveiro deverá ocorrer somente no próximo ano. As ações estão em fase de planejamento. Segundo a ATES, a comunidade realizará o trabalho com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), por meio do Fundo Municipal de Meio Ambiente. O objetivo será a produção de mudas florestais e frutíferas, que serão utilizadas para arborização de espaços comunitários; recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) e formação de pomares nos lotes de produção. As espécies ainda serão definidas pelos agricultores, depois da implantação do viveiro. Deverão ser cultivadas mudas de abacaxi, caju, açaí, itaúba, ingá e outras. O projeto contempla um viveiro no tamanho de 500m² (20mx25m), com capacidade para cultivar aproximadamente de 18 mil mudas. O público a ser envolvido no projeto serão 16 famílias do Novo Engenho Velho, com possibilidade de participação de mais 06 famílias do reassentamento Riacho Azul.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.

Fonte: José Carlos Sá

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)