Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

WWF-Brasil lança publicação voltada para madeira legal



Bruno Taitson

O WWF-Brasil lançou semana passada, em São Paulo, o guia Seja Legal: Boas Práticas para Manter a Madeira Ilegal fora de seus Negócios. A publicação, de 80 páginas, contém orientações para eliminar a ilegalidade na cadeia da madeira, buscando subsídios para que se adote o consumo de produtos com a certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal).WWF-Brasil lança publicação voltada para madeira legal - Gente de Opinião

O Seja Legal é destinado a empresários, consumidores e formuladores de políticas públicas. Mostra os impactos negativos e as implicações sociais, ambientais e econômicas no consumo da madeira ilegal, com dicas para minimizar os riscos de se comprar madeira ilegal.

O guia foi lançado durante evento que marcou a assinatura do protocolo do Programa Madeira é Legal, cujo objetivo é incentivar e promover o uso da madeira de origem legal e certificada na construção civil no Estado e no Município de São Paulo. A iniciativa é coordenada por Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Grupo de Produtores Florestais Certificados na Amazônia (PFCA) e WWF-Brasil, contando com a participação de instituições de pesquisa e ensino, associações, empresas e sociedade civil organizada.
 
Durante o lançamento, no Centro Cultural de São Paulo, o engenheiro florestal do WWF-Brasil, Estevão Braga, apresentou ao público de cerca de 300 pessoas a problemática do desmatamento associado à madeira ilegal na Amazônia brasileira. Ele lembrou que a maior parte da madeira tropical extraída de forma predatória na Amazônia é consumida no Brasil, o que demanda ações contundentes por parte da indústria, do comércio, de governos e do consumidor.

Estevão Braga destacou que o Seja Legal apresenta os passos necessários para que comércio e indústria deixem de comprar madeira ilegal e passem a adquirir o produto certificado pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal). “Não podemos parar apenas na legalidade, é preciso ir além. O selo FSC assegura que a madeira que dá origem ao produto advém de uma área de manejo, na qual critérios sociais e ambientais são rigorosamente observados”, salientou.

Ele destacou que ações que valorizem a exploração racional dos ativos florestais, como a madeira, são essenciais para a conservação da floresta. “Se substituirmos a madeira nativa pela madeira plantada, por exemplo, a floresta perde o valor, passando a ser explorada por atividades potencialmente predatórias, como a pecuária e a sojicultura”, avaliou.

Fonte: WWF.BRASIL

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)