Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

A Semana Santa e o Tríduo Pascal do Papa Francisco


Gente de Opinião“Quem sou eu perante Jesus que sofre?” – esta a questão proposta pelo Papa Francisco que acompanhará os cristãos nestes dias da Semana Santa. Dias em que, mais do que em qualquer momento, a verdade da fé transforma-se numa experiência de carne e sangue. Uma experiência à qual, no decurso do seu primeiro ano de pontificado, Francisco – o Papa das periferias – habituou a Igreja, exortando-a a abrir as portas e a tornar-se um coração palpitante de caridade para com quem está sempre à margem. A Semana Santa é assim – afirmou o Papa Francisco na audiência geral de 27 de março de 2013 – um tempo para abrir as portas do nosso coração:

“A Semana Santa é um tempo de graça que o Senhor nos dá para abrir as portas do nosso coração, da nossa vida, das nossas paróquias – que pena tantas paróquias fechadas! – nas nossas paróquias, nos movimentos, nas associações, e sair ao encontro dos outros, fazermo-nos próximos para levar a luz e alegria da nossa fé. Sair sempre!”

Assim como no ano passado foi celebrar à prisão de menores em Casal del Marmo, o Papa Francisco celebrará na próxima Quinta-Feira Santa pelas 17.30h a Missa da Ceia do Senhor para pessoas com deficiência e para pessoas idosas no Centro Santa Maria da Providência, instituição gerida pela Fundação Don Carlo Gnocchi. Na manhã desse mesmo dia o Papa Francisco dará início ao Tríduo Pascal presidindo à Missa Crismal na Basílica de S. Pedro. Na Sexta-Feira Santa dia 18, pelas 17 horas, o Santo Padre presidirá à Celebração da Paixão do Senhor e mais tarde pelas 21.15h à Via Sacra no Coliseu de Roma. Momentos fundamentais no itinerário da vida espiritual de um cristão que nos ajudam a ter coragem para sairmos dos nossos pequenos hábitos para anunciar Cristo. Somo um pouco como S. Pedro – tal como afirmou o Papa na Semana Santa de 2013:

“Muitas vezes contentamo-nos com uma qualquer oração, uma missa dominical não constante e algum gesto de caridade, mas não temos a coragem de sair para levar Cristo. Somos um pouco como S. Pedro. Basta que Jesus fale de paixão, morte e ressurreição, de entrega de si, de amor para com todos, o Apóstolo chama-o à parte e repreende-o.”
Depois do silêncio tumular de Sábado Santo, a Vigília Pascal vai iluminar de Luz um sepulcro vazio – o Papa Francisco presidirá na Basílica Vaticana a partir das 20.30h à Solene Vigília. No dia seguinte, 20 de Abril, Domingo de Páscoa, da Varanda Central da Basílica de S. Pedro, o Santo Padre abençoará o mundo na tradicional Mensagem Pascal e Bênção Urbi et Orbi.

Fonte: Rádio Vaticano

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)