Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

'A Terra está em um movimento insustentável'



 Por Paula King, do Aprendiz 

''A Terra está em um movimento insustentável''. A afirmação é do economista indiano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2007 Rajendra Pachauri, que participa do I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que acontece em Brasília (DF).

Para fazer tal constatação, Pachauri, que também é presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), lembrou de algumas previsões feitas pelo órgão das Nações Unidas. Segundo ele, até o ano 2020, cerca de 120 milhões de asiáticos serão afetados pela falta de água. Além disso, é esperado um crescimento de 70% da demanda por energia dos países em desenvolvimento, até 2030.

“O desenvolvimento sustentável é essencial. Não tem como não pensar nisso. Porém, a maioria das pessoas não sabe o que de fato é sustentabilidade e não sabe como praticá-la”, disse. Ele também condenou a ânsia do homem pelo consumo. “Precisamos mudar nossos valores. Não podemos gastar tanto ou consumir em excesso. As pessoas comem tanto e depois vão para a academia queimar as gorduras. Isso não faz sentido”.

O economista indiano defendeu a cautela por parte dos governos de países emergentes, como Brasil, China e Índia, quando o assunto é criar tetos para as emissões de CO2 na atmosfera. Posicionamento considerado polêmico pelos ambientalistas. Pachauri acredita que esses países precisam se preocupar com problemas ainda mais básicos, como a falta de eletricidade. “25% da população mundial não têm energia elétrica, sendo que deste total 450 milhões dos afetados são indianos”, lembrou de seu país.

Segundo ele, cada nação deve ter responsabilidades diferentes em relação ao posicionamento perante as mudanças climáticas. “Com milhões de pessoas que ainda não têm nem acesso à eletricidade, temos de cuidar para que essa necessidade seja suprida”.

“Não podemos esquecer que devemos educar nossas crianças para uma vida mais sustentável. Sim, nós já temos conhecimento suficiente para passar para as gerações mais novas para que elas desenvolvam um pensamento mais sustentável e que façam escolhas mais inteligentes”, avaliou. 

Fonte: Envolverde/Aprendiz

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)