Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Aborto põe bispos 'em pé de guerra' com governo Lula


Uma reportagem publicada nesta sexta-feira no jornal argentino Clarín afirma que um projeto de legalizar na prática o aborto no Brasil está deixando bispos "em pé de guerra" contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) decidiu lançar "uma forte ofensiva contrária não apenas ao aborto, mas também à eutanásia, a reprodução assistida, a pesquisa com embriões humanos e com células-tronco", afirma o jornal.

O projeto do Ministério da Saúde, descrito pelo Clarín como "uma iniciativa oficial de modificar a legislação atual e legalizar de fato o aborto no Brasil", coloca a discussão dentro de uma lógica de saúde pública, já que, no entender do Ministério, a ilegalidade do aborto leva muitas mulheres a se submeter a clínicas clandestinas.

A Igreja quer discutir o tema sob um ponto de vista ético, diz a reportagem, acrescentando que a confederação dos bispos "está disposta a mobilizar suas forças, de seus fiéis e de outras Igrejas. Inclusive, já está encaminhada uma frente ecumênica antiaborto, em que entram seitas espíritas, evangélicos e os chamados movimentos espiritualistas".

O artigo conta que o governo já elaborou uma campanha para contrabalançar o poder de fogo dos bispos, encabeçada pelo teólogo e militante do Partido dos Trabalhadores (PT) Gilberto Carvalho, para quem o aborto é "um tema da sociedade".

"Mas os bispos brasileiros não querem nenhuma discussão pública. Já avisaram que vão difundir o ponto de vista da Igreja por todos os meios possíveis, que incluem até manifestação nas ruas", escreve o Clarín.

Segundo o diário, o secretário-geral da CNBB, Dimas Lara, quer inclusive lutar para 'revogar o aborto' nos casos já permitidos por lei.

Fonte:BBCBrasil

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)