Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ajuda humanitária à Bolívia deve seguir até dia 15


Paloma Santos
Da Agência Brasil


Brasília - O secretário da coordenação-geral de Ações de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores, Ricardo Moraes Barros, disse hoje (7) que a ajuda humanitária às vítimas das enchentes na Bolívia continua até o próximo dia 15.

Segundo ele, o governo brasileiro só estenderá a ajuda após a data prevista se houver solicitação por parte do governo boliviano.

“Até o momento, temos a solicitação de que a ajuda permaneça pelo menos até o dia 15 de fevereiro. Na semana desta data, será feita uma nova avaliação e, mediante demanda do governo boliviano, a missão pode se estender até quando seja necessário ou enquanto os meios brasileiros suportem”.

O secretário informou que até o momento não há registros de brasileiros afetados pelas chuvas e que os helicópteros cedidos pelo Brasil já resgataram mais de mil pessoas em pouco mais de uma semana. Ele lembra que o país também enviou militares para ajudarem nos regastes.

“O governo enviou uma tropa de 44 militares do Exército, Aeronáutica e Marinha para atuarem em operações de busca, salvamento e transporte de alimentos. Além disso, eles também operam cinco lanchas rápidas nas operações”.

O governo brasileiro também enviou três helicópteros para operações de resgate e transporte, 30 toneladas de alimentos e aproximadamente 500 coletes salva-vidas e 500 barracas.

As chuvas começaram em novembro passado e afetaram os nove departamentos (estados) da Bolívia. Segundo relatório divulgado pelo Ministério da Defesa na última segunda-feira (4), o número de mortos chegava a 48 e havia cerca de 33 mil famílias desalojadas. 

 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)