Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Alto-comissário da ONU considera que Trump incita à violência contra imprensa



Da EFE

O alto-comissário da ONU para os direitos humanos, Zeid Ra'ad al Hussein, considerou nesta quarta-feira (30) que os constantes comentários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com ataques aos meios de comunicação e aos jornalistas, constituem uma incitação à violência. A informação é da agência EFE.

"Referir-se aos jornalistas em um grande ato político como "gente muito má e desonesta"... não é preciso ter muita imaginação para saber o que pode acontecer aos jornalistas", opinou Zeid em uma coletiva de imprensa.

O alto-comissário considerou que isto é particularmente perturbador por se tratar de um país que é considerado tradicionalmente um modelo de democracia.

"É muito preocupante, pois se isto acontece nos Estados Unidos, imaginemos o que pode acontecer em outros países onde há um menor reconhecimento do papel da imprensa na sociedade", opinou o diplomata jordaniano.

O alto-comissário lembrou que, em mais de uma ocasião, expressou sua preocupação por comentários de Trump "sobre as mulheres, sobre os mexicanos e sobre o fato de ter zombado publicamente de uma pessoa incapacitada".

"O presidente repetiu ataques contra três das mais respeitadas organizações de imprensa do mundo, referindo-se a elas como mentirosas e, mais recentemente, foi tão longe ao ponto de chamá-las de desonestas, o que é tremendamente prejudicial", lamentou Zeid.

Ainda mais grave, segundo o diplomata, são as referências que Trump fez de determinados jornalistas e se perguntou se isto não pode ser considerado uma forma de incitação a ataques contra profissionais da informação.

"Imaginemos que um jornalista de algum destes meios de comunicação é atacado. Não teria o presidente responsabilidade?", comentou o diplomata.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)