Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

AMAZÔNIA: Países sul-americanos formam rede de saúde


Países sul-americanos formam rede para atender saúde na Amazônia
Amanada Mota  - Agência Brasil
Manaus - Preocupados em garantir o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia a partir de cuidados com a saúde da população, 21 instituições públicas e privadas de oito países latino-americanos decidiram compor uma rede internacional em ciência, tecnologia e inovação.
O grupo é formado pelo Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname, que integram a região Pan-Amazônica.
"A importância da rede está no espaço de intercâmbio de informações e experiências para o desenvolvimento dessa região no campo saúde", diz o coordenador-geral da rede pela Fundação Oswaldo Cruz, Edmundo Galo. "Nesse sentido, ela pretende ser não apenas um espaço de reunião dos países e instituições parceiras para o diagnóstico de problemas locais, mas especialmente para fomento e monitoramento de projetos concretos que possam ter resultado a curto e médio prazos e impacto sobre o desenvolvimento social e econômico da região".
Os projetos da Rede Pan-Amazônica vão tratar da saúde relacionada a quatro eixos prioritários: cidadania, meio ambiente, desenvolvimento sócio-econômico e recursos humanos. Cada um terá apoio das instituições envolvidas e buscará o envolvimento das comunidades mais distantes e menos desenvolvidas.
Um exemplo de ação que está ganhando novo fôlego é a pesquisa desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Peru e a Colômbia para combater a malária na fronteira dos três países. A cooperação científica na tríplice fronteira visa minimizar os efeitos negativos da doença e qualificar o atendimento das famílias que vivem no local.
A implementação oficial da rede ocorreu esta semana em Belém (PA), durante o 2º Encontro Pró-Rede Pan-Amazônica, organizado pela Fiocruz. O primeiro encontro foi em novembro do ano passado, em Manaus (AM).
As conversas iniciais sobre a rede surgiram das atividades realizadas em decorrência do Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado pelo governo federal em 2003.
O acompanhamento das ações será feito por uma secretaria técnica formada pela Organização Pan-americana de Saúde, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e Fiocruz.
No Brasil, a iniciativa contará com o apoio de secretarias estaduais e municipais de saúde, laboratórios, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Emílio Ghoeldi.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)