Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

AMAZÔNIA PERUANA: Repressão sangrenta. Julgamento a Alan García e seu governo


 

CAOI *

ADITAL - De dez a vinte mortos. Urgente: plantões em frente às embaixadas peruanas em todos os países, em cumprimento ao acordo da IV Cúpula Continental dos povos e Nacionalidades Indígenas de Abya Yala

O governo aprista de Alan García Pérez desatou uma repressão sangrenta na Amazônia Peruana na madrugada de hoje. As informações são confusas, não há cifras oficiais; porém, variam entre dez a vinte mortos em Bagua, zona de Corral Quemado e Curva del Diablo. Novamente pretende-se impor a morte sobre a vida, o massacre sobre o diálogo. É a resposta ditatorial após 56 dias de luta indígena pacífica e de supostos diálogos e negociações que terminam em balas, as mesmas de mais de 500 anos de opressão.

Hoje, mais do que nunca é urgente cumprir o acordo da IV Cúpula Continental dos povos e Nacionalidades Indígenas de Abya Yala (Puno, Peru, 27 a 31 de maio) e tornar efetiva nossa solidariedade com os povos amazônicos peruanos, realizando plantões diante das embaixadas do Peru em todos os países, todos os dias, até que se detenha o banho de sangue e sejam derrogados os decretos legislativos do TLC com Estados Unidos. E impulsionar o julgamento internacional a Alan García Pérez e a seu governo pelo entreguismo e pela repressão: têm uma dívida de pelo menos dez mortos.

Isso aconteceu horas depois de que o Congresso da República em um aberto ato de provocação, decidisse transferir novamente o debate da derrogatória dos decretos legislativos pró TLC que facilitam a invasão de territórios indígenas, enquanto o Poder Executivo enviava novos e inúmeros contingentes policiais à Amazônia.

Chamamos as organizações indígenas, movimentos sociais e organizações de direitos humanos de todo o mundo a realizar ações concretas: cartas ao governo peruano, ao relator Especial das Nações Unidas para povos Indígenas, A Anistia Internacional, Survival Internacional, aos Prêmios Nobel da Paz, Comissão Interamericana de Direitos Humanos, organização Internacional do Trabalho (Convênio 169), para que enviem imediatamente missões ao Peru para deter a violência e para que sejam respeitados os direitos indígenas.

Os organismos da ONU devem pronunciar-se com firmeza, somando-se à demanda proposta pela presidenta do Fórum Permanente para Questões Indígenas, Victoria Tauli, de levantar o estado de emergência, não reprimir e cumprir com as normas internacionais que garantem o exercício dos direitos indígenas.

Hoje em Lima, todas as organizações do movimento social peruano, articuladas na Frente Comunitária pela Vida e pela Soberania, se mobilizarão às 5 da tarde, na Praça França, exigindo a suspensão da repressão e a derrogação dos decretos legislativos que atingem os direitos territoriais dos povos indígenas andinos e amazônicos e a soberania nacional.

Basta de repressão!
Derrogatória imediata dos decretos legislativos antiindígenas do TLC!

Lima, 05 de junho de 2009

Coordenação Geral CAOI

COORDINADORA ANDINA DE ORGANZIACIONES INDÍGENAS - CAOI
Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Chile, Argentina


* Coordinadora Andina de Organizaciones Indígenas

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)