Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Americanos em Lisboa fazem vigília pela democracia



Marieta Cazarré - Correspondente da Agência Brasil

Americanos se reúnem hoje (20), a partir das 17h (hora local) em Lisboa, em vigília pela democracia. O evento ocorre no dia da posse de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos e tem, segundo a organização, dois motivos: expressar gratidão a Obama e preocupação quanto ao futuro da política americana.

A vigília está prevista para ocorrer entre as 17h e as 19h no Largo do Carmo, na capital portuguesa. Cidadãos americanos e apoiadores estrangeiros acenderão velas com o objetivo de “chamar a atenção para a necessidade de vigilância do futuro político dos Estados Unidos e a sua adesão aos princípios democráticos durante a administração do presidente eleito Donald Trump”, diz comunicado feito pela organização Democrats Abroad Portugal (Democratas Estrangeiros em Portugal, em tradução livre).

De acordo com o presidente da organização, Patrick Siegler-Lathrop, o encontro, denominado “Vigília Americana Pela Democracia”, pretende agradecer ao ex-presidente Barack Obama pela melhoria da situação interna dos Estados Unidos, conquistada nos últimos oito anos de sua administração. Patrick afirma que Obama reergueu a economia americana após a crise financeira de 2008, com 75 meses de crescimento contínuo do emprego, permitindo acesso a cuidados de saúde para milhões de pessoas e assumindo um papel de liderança em acordos internacionais no combate ao aquecimento global.

Manifestações similares à vigília estão marcadas em diversas cidades do mundo, não apenas nos Estados Unidos. De acordo com nota da organização, eventos simultâneos, “alguns dos quais também se opõem à ascensão da política de extrema-direita na Europa, estão planejados em Paris, Londres, Amsterdã, Berlim, Praga e outros lugares do mundo”.

"Para os americanos no exterior, é particularmente importante continuar envolvidos no processo político do país e mostrar ao mundo que vamos examinar e responder às ações de um governo cujos primeiros sinais têm sido muito preocupantes", diz um dos organizadores, Misha Pinkhasov, consultor e escritor, que vive em Portugal desde 2014.

A estimativa da organização é de que aproximadamente 100 pessoas, de diversas nacionalidades, compareçam à vigília.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)