Terça-feira, 23 de junho de 2015 - 17h05
Da Agência Lusa
Os Estados Unidos enviarão, pela primeira vez, armamentos pesados para os países da Europa Central e do Leste para reforçar essa área da Organização do Tratado do Atlântico do Norte (Otan), anunciou hoje (23) o secretário da Defesa americano, Ashton Carter.
“Vamos colocar temporariamente armamentos para uma brigada, incluindo veículos de combate e equipamentos associados, nos países da Europa Central e do Leste”, disse Carter, em entrevista coletiva na capital da Estônia, Tallinn.
O responsável pela Defesa dos Estados Unidos disse que o reforço militar inclui o envio de tanques, veículos blindados e equipamento de artilharia móvel para infantaria. Uma brigada norte-americana reúne cerca de 5 mil homens.
“A Estônia, assim com a Lituânia, Letônia, Bulgária, Romênia e a Polônia aceitaram acolher material suficiente para equipar entre uma companhia e um batalhão. O material vai circular na região para treinos e exercícios”, informou Carter.
As armas pesadas norte-americanas serão deslocadas pela primeira vez em países que aderiram à Otan e que, antes da queda do Muro de Berlim, pertenciam à esfera de influência da extinta União Soviética.
Os países bálticos e outros países da Europa do Leste têm revelado inquietação na sequência da anexação da Crimeia pela Rússia e dos combates na Ucrânia, onde os separatistas pró-russos contestam a autoridade do governo ucraniano no Leste do país.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da