Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Anistia Internacional faz campanha contra violência homofóbica na Rússia


Isabela Vieira
Agência Brasil

Gente de Opinião

Anistia Internacional faz campanha na Praia de
Ipanema contra a homofobiaTomaz Silva
Agência Brasil

A poucos dias da abertura das Olimpíadas de Inverno, na Rússia,  sob o Sol do verão carioca, a Praia de Ipanema foi escolhida  neste domingo para um protesto que chama a atenção para a violência praticada contra gays naquele país. A organização não governamental Anistia Internacional colheu assinaturas de banhistas e soltou 500 balões coloridos na orla.

De acordo com o assessor de direitos humanos da campanha “Para Rússia, com amor”,  Maurício Santoro, a ideia é aproveitar a atenção internacional sobre a Rússia para denunciar o problema e fazer um paralelo com a realidade brasileira. “Também vamos sediar um mega evento esportivo, a Copa do Mundo, em um momento que a homofobia ainda está presente no país”, disse.

ASSISTA DEBATE DOS DINOSSAUROS NO PAPO DE REDAÇÃO
DA TV CANDELÁRIA/RECORD, CANAL 11

Apesar de recentes avanços nos direitos civis da população LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e pessoas intersexo - de sexualidade ambígua), o assessor da Anistia cobra mudança na legislação brasileira para tratar como crime a violência e a discriminação contra gays, além de políticas públicas eficientes para provocar “um mudança educacional e cultural”.

“Recentemente tivemos o beijo gay no horário nobre da televisão aberta e a resposta da sociedade  foi majoritariamente positiva”, disse. Para ele, a recepção ao episódio “mostra que a sociedade está em busca de abordagem mais tolerante”.

Banhistas que aderiram a campanha avaliam que a discriminação e o preconceito continuam impedindo casais do mesmo sexo de ter os mesmos direitos que os demais. “Pela falta de conhecimento, acabam reproduzindo uma séria de atitudes agressivas contra nós, em ônibus, bares e restaurantes”, citou Maicon Carvalho de Souza, que estava na praia com o companheiro.

As assinaturas  recolhidas no Brasil, pela Anistia Internacional, serão entregues ao embaixador da Rússia, Sergey Pogóssovitch Akopov, durante uma audiência com a entidade na próxima quinta-feira (6), em Brasília. A ação se somará a uma série de protestos organizados por escritórios da Anistia em todo o mundo contra a violência à gays e à ativistas de direitos civis naquele país.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)