Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Após demissão de diretor do FBI, Trump busca substituto



Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil

Um dia após demitir o diretor do FBI,  James Comey, (a Polícia Federal norte-americana), o presidente Donald Trump deve indicar hoje (10) um nome para substituir Comey. Ele foi afastado por Donald Trump, ontem (9), após recomendação do procurador-geral, Jeff Sessions, e do vice-procurador-geral, Rod Rosentein. Para eles, Comey teria interferido nas investigações sobre o uso de e-mails institucionais de Hillary Clinton, a partir de um servidor particular. A imprensa especula sobre o futuro das investigações sobre a suposta interferência da Rússia nas eleições presidenciais do ano passado.

No entendimento do vice-procurador, Comey teria manipulado as informações sobre o caso do uso dos e-mails por Hillary, ao não permitido que as investigações fossem levadas de maneira correta.

Durante a campanha eleitoral o tema foi um dos mais explorados por Donald Trump e em pelo menos duas ocasiões o próprio diretor afastado afirmou que as investigações sobre os e-mails institucionais enviados por Hillary Clinton não apresentaram dados comprometedores, embora ele mesmo tenha dito que a ex-secretária de estado não foi ética ao acessar e-mails de trabalho de seu computador pessoal.

A demissão de um diretor do FBI é incomum. Comey estava no cargo há 3 anos. O tempo médio para a função é 10 anos. No ano passado logo após o resultado das eleições presidenciais, o ex-presidente  Barack Obama, anunciou que o FBI havia encontrado indícios da interferência de hackers russos na campanha presidencial americana.

Em um relatório divulgado pela agência, sob a direção de Comey, também foram apresentados dados de que altos funcionários do governo russo teriam tido contato com assessores de campanha de Donald Trump.

O futuro sobre estas investigações agora é incerto para a imprensa norte-americana. Desde que assumiu o governo Donald Trump tem desqualificado as informações apresentadas pelo FBI sobre as denuncias de interferência russa.

Em diversas ocasiões, ele usou o Twitter para criticar o FBI e o vazamento de informações da agência para a imprensa.

Em geral, Trump chamou as denúncias sobre a interferência russa de "infundadas" e fabricadas.

Desde ontem, democratas se posicionam na mídia norte-americana e pedem a nomeação de um promotor especial para continuar as investigações sobre o envolvimento da Rússia nas eleições do ano passado.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)