Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Após morte de Marielle, deputados europeus pedem suspensão de negociação com Mercosul


Gente de Opinião

247 - O partido espanhol Podemos enviou uma carta à Comissão Europeia condenado a morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol), alvejada com tiros na noite desta quarta-feira (14) na região central da capital. A legenda pediu a suspensão das negociações do continente com Mercosul nas tentativas de fechamento de acordo de livre comércio.

"Pedimos para a comissão a suspensão imediata das negociações com o Mercosul até que haja o fim da violência e intimidação contra a oposição política e defensores de direitos humanos", diz um trecho do documento, assinado por Miguel Urbán, do Podemos. "Sendo o Brasil um país sócio da UE e observando que a Comissão está negociando atualmente um a comercial com o Mercosul, (pedimos) que as negociações comerciais sejam suspensas de forma imediata e seja manifestado seu compromisso com a defesa dos direitos humanos", diz a carta, obtida pelo Estadão.

O vice-presidente da Delegação do Parlamento Europeu para o Mercosul, deputado Xabier Benito, aproveitou para criticar o governo de Michel Temer. Segundo ele, é a atual gestão a "responsável pelo aumento das desigualdades e da violência no País". "Também o é subsidiariamente desse assassinato", acrescentou.

A parlamenta foi morta dentro de um carro, onde estava com outras duas pessoas - o motorista também morreu. As investigações iniciais apontaram que Marielle não tinha o hábito de andar no banco traseiro do carro, mas ela estava no banco traseiro quando o crime ocorreu, o que levar a crer que os criminosos já vinham observando a vereadora. A Polícia também acredita que o assassinos seguiram a parlamentar por cerca de quatro quilômetros. Eles efetuaram os disparos cerca de dois metros do carro onde estava a parlamentar.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)