Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Argentina: Primárias definem candidatos a deputado e senador



Da Agência Brasil*

Mais de 33,1 milhões de argentinos estão habilitados a votar hoje (13) nas Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (PASO), que definirão os candidatos às eleições legislativas marcadas para 22 outubro. Ao todo, serão renovadas 127 cadeiras de deputados e 24 de senadores.

As primárias ocorrerão em 14.433 centros de votação, das 8h às 18h, em todo o país. As medidas de segurança incluem a presença de 100 mil militares, 5 mil veículos, oito helicópteros, dois aviões e 14 embarcações.

Em comunicado, a Câmara Nacional Eleitoral argentina informou que os estabelecimentos de votação estão abertos e que a demora e os inconvenientes estão dentro dos parâmetros normais de cada eleição.

As Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias foram criadas em 2009 e entraram em vigor nas eleições gerais de 2011. Um candidato, ou a coligação, deve obter pelo menos 1,5% dos votos válidos para concorrer no primeiro turno. O objetivo das primárias é reduzir o número de candidatos, que, historicamente, era alto.

Os distritos com mais eleitores são Córdoba, Santa Fé, Cidade Autônoma de Buenos Aires e Mendoza. Os que têm menor número de eleitores são Terra do Fogo, Santa Cruz, La Pampa e La Rioja.

O mandato dos deputados é de quatro anos e o dos senadores, de seis.

Macri

Gente de Opinião

O presidente argentino Maurício MacriArquivo/EBC

Depois de votar, o presidente Mauricio Macri manifestou o desejo de que os argentinos se expressem "com alegria" em  todas as regiões do país.

Ele enfatizou que as Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias "constituem um importante exercício de democracia".

Macri votou na Escola Wenceslao Posse, no bairro de Palermo, em Buenos Aires.

*Com informações da Télam

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)