Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Argentina vai fazer mais uma reestruturação de sua dívida


 

Monica Yanakiew
Agência Brasil/EBC
 
Buenos Aires – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou hoje (26) a abertura de um terceiro processo de reestruturação dos títulos públicos, que o país deixou de pagar com o calote de 2001. Participaram das duas primeiras reestruturações - em 2005 e 2010 – credores que tinham 93% da dívida argentina. Mas uma minoria (7%) não aceitou as propostas anteriores, de receber entre 25 e 29 centavos por dólar e recorreu à Justiça.

Na sexta-feira (23), a Argentina perdeu mais uma instância, na batalha legal com os chamados “fundos abutres” – que compram dívida com desconto para depois tentar cobrar, na Justiça, a totalidade. A Corte de Apelações do Segundo Circuito de Nova York ordenou a país a pagar a totalidade dos US$ 1,3 bilhão aos fundos, que não aceitam a proposta argentina de pagar com desconto.

A última palavra ainda não foi dada: a Argentina pode ainda apelar à Corte Suprema de Justiça. Cristina Kirchner comentou a decisão da Corte de Apelações do Segundo Circuito de Nova York, no discurso que fez hoje (26) em cadeia nacional de televisão. Ela disse que a decisão “ignora o acordo feito com 93% dos detentores de títulos”. Se a Argentina aceitar pagar a totalidade do que deve aos 7%, que entraram contra o país na Justiça, estará dando um tratamento desigual aos que aceitaram renegociar a dívida.

A decisão de enviar um projeto de lei ao Congresso, para oferecer uma terceira reestruturação, é prova de que o país quer honrar seus compromissos, disse a presidenta. A Argentina declarou moratória de uma divida de mais de US$ 100 bilhões em 2001, em meio a uma das piores crises de sua recente história.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)